Dados do Trabalho
Título
Coaching como estratégia de desenvolvimento do novo colaborador em centro de material e esterilização
Introdução
O centro de material e esterilização (CME) é uma unidade funcional reservada ao processamento de produtos para saúde, complexa, que necessita ter seus processos bem conduzidos para prevenir as infecções relacionadas à assistência à saúde. A alta produtividade, rotina repetitiva e infraestrutura inadequada associada a salário e benefícios leva a uma alta rotatividade da equipe. O enfermeiro, que atua sozinho nas atividades assistenciais, administrativas e gestão, não consegue conduzir treinamentos de capacitação de forma sistemática e organizada por dias consecutivos. Criou-se então o programa coaching, que onde é designado aos técnicos de enfermagem selecionados a função de orientar, treinar e acompanhar o novo colaborador nas atividades operacionais durante o período de experiência. Como forma de reconhecimento é concedida uma folga extra. Os benefícios de não deixar o novo colaborador sem acolhimento e orientação no período de aprendizado além da confiança e autonomia aos técnicos treinadores são observados ao longo do processo e nas avaliações de experiência.
Objetivo
Descrever o desenvolvimento do programa de técnico de enfermagem coaching na CME e seus benefícios tanto para o novo colaborador quanto para o treinador.
Método
relato de experiência desenvolvido no CME de um hospital particular de grande porte, com perfil cirúrgico, localizado em São Paulo através da criação do programa de técnico coaching para treinamento de novos colaboradores.
O programa foi iniciado em 2021 com as definições dos critérios para a seleção do técnico coaching: postura, ausência de atrasos e sanções administrativas, mínimo de um ano na instituição, habilidade nos processos, comunicação e trabalho em equipe. Os selecionados foram convocados para esclarecimento sobre o programa, benefício e aceitação visto que não é obrigatório. Com a equipe de coaching escolhida, os 10 novos colaboradores que iniciaram a partir de outubro de 2021 foram acolhidos pelo enfermeiro e direcionado ao coaching que orientou e acompanhou na realização de um roteiro pré-definido pela gestão com 35 atividades de conhecimento técnico e cinco de relacionamento interpessoal divididas no período de experiência de 90 dias. O enfermeiro acompanha situações pontuais, supervisiona as atividades desenvolvidas e faz correções necessárias. Após o período de experiência, faz-se a análise do roteiro realizado e a avaliação de aprovação e/ou reprovação junto ao novo colaborador. Quando aprovado, está apto para seguir suas responsabilidades sem supervisão.
Resultados
Das 10 avaliações de experiência realizadas após início do programa uma foi encerrada por conhecimento técnico deficiente e uma por comportamento não padrão, ambas no período de 90 dias. Os feedbacks dos novos colaboradores aprovados foram sempre positivos reforçando a escolha da estratégia. A sinalização dos pontos de melhoria permite correções em tempo finalizando os 90 dias de experiência com o profissional preparado para assumir as atividades sem supervisão.
Conclusões
O programa coaching traz benefícios para o desenvolvimento técnico da equipe de enfermagem que atua no CME tanto para quem está chegando quanto para quem treina. Confiança, acolhimento, autonomia e valorização melhoram o desempenho nas atividades, aumentam a produtividade e reduz erros relacionados aos processos. Relacionamento interpessoal, adaptações a mudanças e inteligência emocional são fortalecidos com a adoção dessa estratégia de treinamento.
Palavras-chaves
Educação em enfermagem; Educação técnica em enfermagem; Capacitação em serviço.
Referências
1. Cividini, FR. Estratégias de ensino e treinamento em centro de material e esterilização: revisão integrativa. Rev Varia Scientia – Ciências da Saúde 2019 [citado em 19 de maio de 2022]. V. 5 n. 2. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/23726
2. Graffunder JL. O Coaching como estratégia de desenvolvimento da cultura organizacional e formação de equipes de alto desempenho: uma visão construída através de coaches profissionais. Unijuí 2017 [citado em 19 de maio de 2022] 24 f. Disponível em: https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/handle/123456789/4513
Área
Inovações em educação
Categoria
Enfoque na prática
Autores
Thais Honorato Freitas Pirez, Flavia de Oliveira e Silva Martins, Lislaine Cristina Pontes Capuchino, Vanusa Pereira Gonzaga da Silva, Bianca Almeida Carneiro, Viviani da Silva Machado, Elilde da Silva Gomes