Pixel geral RV Eventos

Dados do Trabalho


Título

Desenvolvimento de website lúdico para o cuidado da criança cirúrgica

Introdução

Minimizar a ansiedade e o medo é uma tarefa desafiadora entre as dificuldades enfrentadas pelas equipes de enfermagem, cirúrgica e anestesiologia.
O desenvolvimento de tecnologias pode apoiar os enfermeiros na realização da assistência de enfermagem. Além disso , pode ser uma ferramenta útil para incentivar a participação das crianças em seus próprios cuidados e, ainda, mediar a ansiedade das crianças e dos pais antes da cirurgia.

Objetivo

Relatar a experiência do desenvolvimento de um website contendo tecnologias educativas para a orientação das crianças no pré-operatório.

Método

Trata-se de um relato de experiência da construção de um website "enfermagemeduca" realizado por pesquisadores (docentes, alunos de mestrado, doutorando e graduação em enfermagem) de uma universidade pública. O website foi desenvolvido no ano de 2021, no entanto, os materiais educativos foram realizados desde 2019.
Aspectos Éticos: Aprovado pelo comitê de ética em pesquisa da instituição.

Resultados

O website contém uma história em quadrinhos de 19 páginas e uma animação em 2D. O conteúdo inclui cuidados pré-operatórios (internação, jejum e banho etc), ambiente cirúrgico (centro cirúrgico, equipamentos, procedimentos, sala de recuperação anestésica) e cuidados pós-operatórios. O conteúdo foi validado por profissionais da saúde e a validade de face foi confirmada pelas crianças e seus pais. Posteriormente, com a participação de pesquisadores irlandeses foi realizado uma versão para a língua inglesa de ambos os materiais educativos. O website contém também uma versão digital em 2D, o Chieldren's Aniexity Questionnaire (CAQ), é um isntrumento sueco, unidimensional, para avaliação da ansiedade autorreferida por crianças hospitalizadas. Também, um webapp para avalição da dor referida pelas crianças.

Conclusões

Recomendamos o uso de nossos materiais educacionais como um modelopara desenvolvimento de materiais semelhantes com base em necessidades específicas de cada serviço. O website está disponível em www.enfermagemeduca.com.br e tem sido utilizado na visita pré-operatória do enfermeiro.

Palavras-chaves

Enfermagem Perioperatória, criança, processo de enfermagem.

Referências

1. Castellanos BEP, Jouclas VMG. Assistência de enfermagem perioperatória: um modelo conceitual. Rev. Esc. Enf. USP. 1990;24(3):359-370.
2. Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material Esterilizado – SOBECC. Práticas recomendadas SOBECC. 8a . ed. São Paulo; 2021.
3. Coscrato G, Coelho JP, Falleiros de Mello D. Utilização de atividades lúdicas na educação em saúde: uma revisão integrativa da literatura. Acta paul. enferm. 23 (2). Abr 2010. https://doi.org/10.1590/S0103-21002010000200017.
4. Pasquali L. Instrumentação psicológica: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Artmed; 2010.
5. Vasques MCMZ, Silva BB, de Avila MAG. Construction and validation of a Brazilian educational comic book for pediatric perioperative care. J Sepc Pediatr Nurs. 2020; e12320. https://doi.org/10.1111/jspn.12320.

Área

Inovações em educação

Autores

Marcela Cristina Machado Zanqueta Vasques, Tatiana Roberta Fernandes Teixeira, Janaina Chinaque Francisco, Marla Andreia Garcia Avila