Pixel geral RV Eventos

Dados do Trabalho


Título

Desafios da equipe de enfermagem no processamento de produtos para a saúde (pps)

Introdução

De acordo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o processamento de produtos para saúde engloba diversas etapas recebimento, pré lavagem, lavagem, secagem, esterilização e dispensação, onde todas etapas são realizadas pela Central de Material e Esterilização (CME)¹. A equipe de enfermagem vivencia vários desafios diariamente na sua prática no setor e essas experiências geram um aperfeiçoamento e conhecimento sobre as boas práticas de processamento destes produtos. Deste modo, a assertividade acerca do processo os resultados são proveitosos e significativos para o hospital como também para a segurança do paciente².

Objetivo

Evidenciar os desafios da equipe de enfermagem, relacionado aos materiais submetidos aos processos de desinfecção e esterilização dos serviços de saúde.

Método

Para o levantamento de dados, foram consultadas na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO). As palavras chaves utilizados foram selecionadas de acordo com o Descritores em Ciências da Saúde (DeCS/MeSH) de forma combinada por meio do operador booleano AND, sendo eles: “Equipe de Enfermagem”, “Administração de Instituições de Saúde”, “ Padrões de Prática em Enfermagem” e “Esterilização”. Os critérios de inclusão: artigos disponíveis na íntegra, publicados entre os anos de 2017 a 2022, nos idiomas inglês e português, já os critérios de exclusão: artigos duplicados nas bases de dados.

Resultados

Dentre os principais desafios encontrados e enfrentados pela equipe de enfermagem frente ao processamento de PPS, destacam-se a falha na capacidade operacional, devido a lacunas no conhecimentos dos profissionais, a qual aumenta a chance de erros e afeta a segurança do paciente¹. Somado a isto, a quebra do fluxo da estrutura física, representa um grande desafio, visto que muitos dos profissionais não se atentam a necessidade de separação da área contaminada para a área de desinfecção, gerando consequentemente a contaminação cruzada³. Por fim, estudos evidenciaram que a falha no processo pode impactar diretamente na saúde do paciente ao expor-lhes a um material possivelmente contaminado³.

Conclusões

Vale destacar a importância de identificação de erros e educação continuada da equipe de enfermagem relacionada às boas práticas no processamento de PPS, para que todas as suas etapas sejam obedecidas de forma criteriosa visando a garantia dos processos. Devido a complexidade da temática, é necessário que as capacitações sejam realizadas regularmente, de forma clara e objetiva para a equipe, a fim de evitar condutas inadequadas, gerando uma melhorias em todo o processamento.

Palavras-chaves

Administração de instituições de saúde; Equipe de enfermagem; Padrões de prática em enfermagem.

Referências


1 - MINISTÉRIO DA SAÚDE. Processamento de produtos para a saúde terá regra padrão. Disponível em <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/anos-anteriores/processamento-de-produtos-para-a-saude-tera-regra-padrao>. Acesso em 18 de maio de 2022.

2 - Castanheira JS, de Oliveira SG, Barlem JGT, Rocha LP, & da Silva Stigger DA. (2021). Atuação da equipe de enfermagem no processamento de produtos para a saúde na atenção básica/Performance of the nursing team in the processing of health products in primary care. Ciência, Cuidado e Saúde. 2021; 20:56283.

3 - Reginaldo DS, Meneghete MC, Rodrigues FCP, Doro LL, Fontana RT, Bittencourt VLL. Processo de desinfecção de produtos para saúde: concepções e práticas da equipe de enfermagem. Rev Mineira de Enfermagem. 2021; 25:1-10.

Área

Outros

Autores

Jordana Sobral Santos, Paula Helen Santos Bispo, Jessica Angelica da Conceição, Emily Andrade Santana de Abreu, Lara Regina Seixas Tavares Pereira