Pixel geral RV Eventos

Dados do Trabalho


Título

Letramento em saúde e orientações à pacientes submetidos a cirurgias eletivas

Introdução

O paciente cirúrgico no período pré-operatório tem direito em receber informações pertinentes relacionados aos procedimentos terapêuticos a que vai ser submetido, incluindo os cuidados de enfermagem a serem realizados durante o perioperatório. No entanto, muitos desses pacientes apresentam dificuldades em processar informações recebidas sobre sua cirurgia e prognósticos. Assim, investigar quais as limitações da compreensão e uso dessas informações pode subsidiar o planejamento da assistência de enfermagem.

Objetivo

Caracterizar as orientações pré-operatórias ofertadas a pacientes submetidos a cirurgias eletivas e suas condições de letramento em saúde.

Método

Trata-se de um estudo descritivo, transversal com abordagem quantitativa desenvolvido em um hospital de médio porte localizado no sudoeste Goiano. Participaram 60 pacientes selecionados por meio de amostra por conveniência e que se encontravam no período pós-operatório de cirurgias eletivas, hemodinamicamente estáveis. A coleta de dados ocorreu nos meses de setembro a outubro de 2020. Foi aplicado um questionário sócio demográfico elaborado pelos autores e outro clínico: Health Literacy Questionnaire (HLQ-Br), na versão brasileira para avaliação do letramento em saúde. Foi realizada análise descritiva dos dados apresentando as frequências, médias e desvio padrão. Estudo faz parte de um projeto maior denominado de “Mensuração do letramento em saúde: impacto nas práticas de cuidar”, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com número de protocolo CAAE (06007018.0.0000.8155).

Resultados

A maioria dos participantes eram homens (65%) e que possuíam até oito anos de estudo (35%). Os mesmos referiram que foram orientados em relação ao procedimento cirúrgico e cuidados de enfermagem (88,3%). As orientações foram feitas no pré-operatório, pelo médico cirurgião (75%), anestesista (10%) e pelo enfermeiro (8,3%). Quanto a natureza dessas orientações destacaram: esclarecimento sobre procedimento cirúrgico, aos riscos e benefícios da cirurgia e a data da alta. Em relação aos cuidados de enfermagem realizados no período perioperatório, 58,3% dos entrevistados referiram que estes foram feitos pelos técnicos de enfermagem, 18,3% pelo enfermeiro e 23,4 % mencionaram que foram realizados por outros profissionais. Em relação a pergunta, se foram orientados em relação aos motivos dos cuidados realizados, 80% citaram não ter recebido. A média dos escores do letramento em saúde evidenciaram que os participantes possuem dificuldade em avaliar as informações de saúde e compreender informações sobre saúde o suficiente para saber o que fazer.

Conclusões

Os pacientes cirúrgicos apresentam dificuldades em avaliar e compreender as informações recebidas para tomada de decisão em saúde. Nesse sentido, mesmo que tenham referido receber orientações acerca dos procedimentos e prognósticos é preciso que a equipe multiprofissional se atente a como essas orientações foram verdadeiramente compreendias por esses pacientes. Ademais, o estudo evidencia a fragilidade das ações realizadas pela equipe de enfermagem cirúrgica.

Palavras-chaves

Letramento em saúde; Enfermagem Perioperatória; Orientação; Cuidados de Enfermagem.

Referências

CHRISTÓFORO, Berendina Elsina Bouwman; CARVALHO, Denise Siqueira. Cuidados de enfermagem realizados ao paciente cirúrgico no período pré-operatório. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 43, n. 1, p. 14-22, mar. 2009. Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342009000100002&lng=en&nrm=iso
GONÇALVES, Tiago Franco; MEDEIROS, Veronica Cecilia Calbo de. A visita pré-operatória como fator atenuante da ansiedade em pacientes cirúrgicos. Revista SOBECC, São Paulo, v. 21, n. 01, p. 22-27, mar. 2016. Disponível em: https://revista.sobecc.org.br/sobecc/article/view/38
SOBECC. Sociedade Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material de Esterilização. Práticas Recomendadas. 7 ed. São Paulo (Brasil): SOBECC; 2021

Área

SAEP

Autores

BERENDINA ELSINA BOUWMAN, Michele Lemos do Nascimento, Katharine Lima Moraes