Pixel geral RV Eventos

Dados do Trabalho


Título

QUALIDADE DE VIDA DAS MULHERES APÓS O TRATAMENTO DO CÂNCER DE MAMA

Introdução

O câncer de mama é um dos tumores malignos mais conhecidos em todo o mundo em mulheres. O principal tratamento para o câncer de mama inicial é a cirurgia acompanhada da terapia adjuvante. O diagnóstico do câncer e os tratamentos podem ter impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes. A cirurgia conservadora da mama e a mastectomia são os tratamentos cirúrgicos mais utilizados. Pacientes após cirurgia de câncer de mama têm um alto senso de estigma devido à formação de cicatrizes cirúrgicas, perda da forma da mama ou outros motivos, levando à ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental adversos, reduzindo assim sua qualidade de vida.

Objetivo

Analisar a qualidade de vida das mulheres após o tratamento do câncer de mama.

Método

Trata-se de uma revisão bibliográfica, disponível nos bancos de dados virtuais, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Eletronic Library Online (SciElo) e Pubmed. Trabalho realizado pela Rede Goiana de Pesquisa da Universidade Federal de Goiás (UFG). Incluíram-se estudos publicados entre 2015 a 2022. Os critérios de inclusão utilizados foram artigos científicos disponíveis na íntegra. Para os demais pontos abordados foram utilizados, além dos artigos, teses, dissertações e o site da Organização Mundial da Saúde (OMS). Já os critérios de exclusão foram os estudos que não estiveram relacionados ao tema, bem como os que o texto não estava disponível na íntegra.

Resultados

A qualidade de vida está diretamente relacionada à percepção do indivíduo em relação à sua vida, ao seu contexto cultural, aos seus valores, aos padrões e acredita sim, que algumas doenças, como câncer interferem no seu estilo de vida, nas relações sociais e familiares e na sua capacidade produtiva. O principal tratamento para o câncer de mama inicial é a cirurgia acompanhada da terapia adjuvante. No entanto, esses tratamentos podem levar a reações adversas, incluindo distúrbios do sono, fadiga e dor. As complicações do tratamento cirúrgico do câncer de mama podem ser divididas didaticamente em agudas ou crônicas. Entre as complicações agudas, algumas são inerentes a qualquer procedimento cirúrgico, como o acúmulo de seroma, os processos infecciosos, a necrose de retalhos cutâneos, a hemorragia local e o hematoma de ferida operatória. Entre as complicações crônicas temos linfedema, dor, diminuição da amplitude de movimento e redução da força muscular. O linfedema do braço é uma complicação comum no pós-operatório de câncer de mama. No entanto, alguns preditores importantes, como a idade, obesidade, gravidade do linfedema, depressão e ansiedade, apresentam impacto significativo na vida das mulheres. As pacientes com reconstrução mamária apresentam maior qualidade de vida e resultados estéticos satisfatórios, a aparência e a forma das mamas com melhor imagem corporal. Idade avançada, pós-menopausa, complicações pós-operatórias, terapia endócrina, estágio avançado do tumor e reconstrução tardia são fatores de risco para diminuição da qualidade de vida das pacientes. Medidas direcionadas devem ser tomadas para melhorar a qualidade de vida pós-operatória das pacientes, como dar mais atenção às pacientes idosas ou na pós-menopausa, bem como àquelas com complicações pós-operatórias, terapia endócrina, estágio tumoral elevado ou reconstrução mamária tardia.

Conclusões

As pacientes com câncer de mama apresentaram uma boa qualidade de vida em geral, bons escores de funcionalidade/sintomas e estavam satisfeitas com os cuidados prestados.

Palavras-chaves

1. Câncer de mama; 2. Cirurgia conservadora da mama; 3. Mastectomia; 4. Reconstrução mamária; 5. Qualidade de vida.
REVISÃO DA LITERATURA, Eixo – Ciências da Saúde.
Declaração de conflito de interesse:
Os autores declaram que não há conflitos de interesse em relação à publicação deste artigo.

Referências

1. Li Y, Guo J, Sui Y, et al. Quality of Life in Patients with Breast Cancer following Breast Conservation Surgery: A Systematic Review and Meta-Analysis. Journal of healthcare engineering 2022; 1(1): 3877984.

2. SALEH H A, et al. Upper limb lymphedema related to breast cancer therapy: incidence, risk factors, diagnostic techniques, risk reduction and optimal management. International Surgery Journal 2028; 5(1): 3633.

3. Zhang C, Jiang H. Effect of Immediate Breast Reconstruction after Standardized Breast Cancer Surgery on the Quality of Life of Patients: A Prospective Multicenter Study. Journal of healthcare engineering 2021; 1(1): 2840043.

Área

Outros

Autores

Hadirgiton Garcia Gomes Andrade, Lucivania Evangelista Oliveira, Amarilis Silva Lima , Érika Bezerra Alencar Oliveira, Mônica Santos Amaral