Dados do Trabalho
Título
Estudo avaliativo de aplicativos que contenham orientação perioperatória ao paciente cirúrgico.
Introdução
Os aplicativos (APPs) móveis estão cada vez mais presentes na rotina da população e podem auxiliar o paciente no gerenciamento de sua condição de saúde, por meio de informações e/ou interações com os profissionais que lhes acompanham. (Moss, Süle, Kohl 2019).O uso de aplicativos para auxiliar nas orientações perioperatórias e acompanhamento cirúrgico surge como alternativa de assistência e pode configurar-se como apoio para o preparo cirúrgico do paciente e acompanhamento de possíveis complicações.
Objetivo
Este estudo objetiva identificar aplicativo móveis disponíveis em lojas virtuais de sistemas operacionais Android (Play Store) e IOS (Apple store) voltados para o apoio do paciente cirúrgico e avaliá-los quanto à finalidade e especialidade cirúrgica a que se destina.
Método
Foram realizadas duas buscas no mês de abril e maio de 2022 utilizando individualmente as palavras: cirurgia, surgery e cirugía, pois identificou-se que há uma pequena variação nos aplicativos que surgem em cada busca realizada em ambas lojas. Os aplicativos selecionados deveriam ser de livre acesso, estar em funcionamento e conter em sua descrição na loja, informações que indicassem que se destinaria à orientação de pacientes cirúrgicos. Foram excluídos aplicativos que requeriam senha condicionadas à realização de procedimentos em clínicas e/ou instituições de saúde.
Resultados
Foram selecionados seis aplicativos para sistema Android e um para IOS. Dos Apps selecionados quatro destinavam-se à especialidade de cirurgia ortopédica, um à cirurgia plástica, um ao preparo perioperatório geral e um à cirurgia ortognática. Os aplicativos voltados para o paciente ortopédico contêm informações sobre o preparo cirúrgico, exercícios pré-operatórios e cuidados pós cirúrgicos. O aplicativo de cirurgia plástica se destina a direcionar pacientes em como buscar um cirurgião, quais perguntas realizar, o que se esperar do procedimento. O App de preparo perioperatório informa ao paciente sobre preparo cirúrgico, exames, medicamentos e traz informações pós-operatórias. O de cirurgia ortognática traz informações especificas da cirurgia preparando pacientes e familiares para o período pré e pós cirúrgico. Todas as soluções são voltados para o publico adulto e apenas o de cirurgia plástica, não continha informações sobre sua autoria.
Conclusões
Apesar do número elevado de aplicativos lançados nas lojas anualmente, poucos são abertos e direcionados a orientar acerca do período perioperatório para pacientes cirúrgicos. Tal constatação demonstra uma possível lacuna a ser trabalhada pela enfermagem perioperatória, com o desenvolvimento de inovação tecnológica voltada para este público.
Palavras-chaves
Aplicativos móveis; Enfermagem perioperatória; Educação em saúde.
Referências
Moss RJ, Süle A, Kohl Se. Health and mHealth. European Journal of Hospital Pharmacy 2019;26:57-58.
Área
Outros
Categoria
Enfoque científico
Autores
Liliane de Lourdes Teixeira Silva, Talita Tavares Della Motta, Vanessa Brito Poveda