Pixel geral RV Eventos

Dados do Trabalho


Título

Navegação de pacientes na assistência perioperatória durante a formação de residentes de Enfermagem em Oncologia

Introdução

A Navegação de pacientes constitui um programa de atendimento para assegurar acessibilidade ao diagnóstico, tratamento e seguimento, bem como reduzir barreiras/dificuldades durante os tratamentos oncológicos. Por possuir conhecimento especializado, experiência clínica e competências, o enfermeiro como navegador tem conseguido agregar um diferencial na oferta de cuidado individualizado, nas diferentes demandas físicas, sociais e emocionais dos pacientes. No programa de residência multiprofissional em Oncologia, subvencionado pelo Ministério da Saúde (MS), a área da Enfermagem tem focalizado a assistência perioperatória, por constituir a principal alternativa terapêutica ao câncer. Assim, os enfermeiros residentes do segundo ano, têm realizado estágio clínico de Navegação de pacientes com doenças coloproctológicas e urinárias, candidatos à confecção de estoma intestinal/urinário. Esta modalidade tem sido uma estratégia importante na formação especializada destes enfermeiros.

Objetivo

Relatar a implementação da modalidade de Navegação de pacientes na assistência perioperatória, durante a formação de enfermeiros do segundo ano, em um programa de residência multiprofissional em Oncologia.

Método

Trata-se de um relato de experiência, sobre a implementação da modalidade de Navegação de pacientes no estágio clínico de enfermeiros do segundo ano, como estratégia de ensino na área da Enfermagem, em um programa de residência multiprofissional em Oncologia, focalizando-se a assistência perioperatória de pessoas com comprometimento coloproctológico e urinário, principalmente por doença oncológica. No primeiro ano, os residentes enfermeiros realizam estágios clínicos em unidades cirúrgicas, aliadas ao desenvolvimento teórico, cuja finalização ocorre com capacitação teórica e prática sobre assistência especializada aos pacientes com estomas e demarcação de estoma, para subsidiar o estágio de Navegação de pacientes no segundo ano, cuja duração é de três meses para cada residente.

Resultados

No estágio de Navegação de pacientes, os enfermeiros realizam o ensino pré-operatório do paciente/familiar sobre cirurgia e suas consequências, aconselhamento, demarcação pré-operatória do estoma e prevenção de complicações pós-operatórias; acompanhamento intraoperatório; e no pós-operatório, a avaliação clínica do paciente e do estoma, planejamento da alta hospitalar com ensino do autocuidado e do manejo de equipamentos coletores, principalmente do familiar, para o cuidado domiciliário, assegurando a recuperação física e emocional do paciente, além da contrarreferência para o programa especializado, na atenção secundária, no SUS, com indicação, prescrição e fornecimento de equipamentos coletores e adjuvantes de proteção e segurança. Outras atividades realizadas são: atendimento ambulatorial, juntamente com a equipe cirúrgica; seguimento de pacientes com complicações de estoma e de pele periestoma; atendimento de solicitações de interconsulta na Instituição; participação da visita da equipe multiprofissional e das discussões para planejamento cirúrgico semanal. Todos os pacientes com possibilidade de estomização da Coloproctologia e Urologia são demarcados, sendo que em 2021 totalizou 208 pacientes. A Navegação de pacientes com estoma intestinal/urinária possibilita a implementação da Portaria Ministerial 400/2009, que estabeleceu as Diretrizes Nacionais para a Atenção à Saúde das Pessoas Ostomizadas no SUS; bem como o fornecimento de informações como passe livre em transportes públicos, Benefício de Prestação Continuada (BPC), isenção de impostos na compra de veículos para pessoa com deficiência e atendimento prioritário. A cada ano são formados quatro enfermeiros.

Conclusões

A Navegação de pacientes tem agregado desenvolvimento técnico, profissional, assistencial, gerencial, sociocultural e humanístico aos enfermeiros, aquisição de maior autonomia profissional, contribuição efetiva na equipe multiprofissional e formação de profissionais especializados para o SUS.

Palavras-chaves

Navegação de pacientes; Assistência perioperatória; Enfermeiros; Assistência Centrada no Paciente: Internato e Residência.

Referências

Pautasso FF, Lobo TC, Flores CD, Caregnato RCA. Nurse Navigator: development of a program for Brazil. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2020;28: e3275. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1518-8345.3258.3275.
Coren (SP). Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo. Câmara Técnica. Parecer Coren-SP Nº 024/2020. Ementa: Enfermeiro navegador. Disponível em: https://portal.coren-sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/12/Parecer-Coren-SP-024.2020-Enfermeiro-Navegador.pdf
Teles, AAS et al. Perioperative nursing care for patients with colorectal cancer: sociodemographic, clinical and therapeutic characterization. Research, Society and Development. 2021; 10(7):e30310716599. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/16599.

Área

Inovações em educação

Autores

Helena Megumi Sonobe, André Aparecido Silva Teles, Thais Oliveira Gozzo, Renato Oliveira Horvath, Jennifer Thalita Targino Santos, Camila Maria Silva Paraizo-Horvath, Pedro Emílio Gomes Prates