Pixel geral RV Eventos

Dados do Trabalho


Título

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DOS INDICADORES DE QUALIDADE NO CENTRO DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO: REVISÃO INTEGRATIVA

Introdução

O Centro de Material e Esterilização (CME) é uma unidade centralizada, que tem por finalidade o processamento de produtos para saúde (PPS) usados na assistência ao paciente, de forma a garantir a mesma segurança de um novo, ou seja, sem biofilmes, sem endotoxinas, príons, entre outros contaminantes e adequadamente desinfetados ou esterilizados. Assim, são necessários métodos que avaliem a qualidade dos produtos processados por meio de instrumentos de avaliação de indicadores de qualidade no CME1. OBJETIVO:

Objetivo

Identificar os instrumentos de avaliação dos indicadores de qualidade no Centro de Material e Esterilização.

Método

Trata-se de um estudo de revisão integrativa realizada em abril de 2022. Para a construção da pergunta de pesquisa, utilizou-se a estratégia PICo, em que P- População, I- Interesse e Co- contexto, sendo: P: indicadores de qualidade, I: instrumentos de avaliação dos indicadores de qualidade e Co: CME. A partir dessa definição foi estabelecida a pergunta norteadora: “Quais são as evidências científicas sobre a utilização de instrumentos para a avaliação dos indicadores de qualidade no CME?”. A busca se deu nas bases de dados: Scopus, PubMed/MEDLINE, BVS, LILACS e EMBASE, a partir dos descritores e palavra-chave “Quality Indicators, Health Care”, “Sterilization”, “Infection Control”, “Central of Sterilization of Materials” articulados com o operador booleano AND. Como critério de inclusão, considerou-se os artigos disponíveis na íntegra e que respondessem ao objetivo da pesquisa. Foram incluídos artigos em português, inglês e espanhol e não houve restrição quanto ao ano de publicação. Por fim, foi realizada uma análise meticulosa da lista de referência de todos os artigos selecionados, com a finalidade de avaliar se algum destes poderiam ser incluídos como possíveis estudos adicionais.

Resultados

Foram encontrados 164 artigos, dos quais quatro atenderam aos critérios de inclusão deste estudo. Observou-se que os indicadores de qualidade são avaliados por meio de três aspectos: estrutura, processo e resultado. Destarte, as etapas do processamento dos PPS: limpeza, preparo, esterilização, o sistema de armazenamento e distribuição, a técnica de carregamento da carga, a estrutura física, a condição do esterilizador e a qualidade do vapor são indicadores da qualidade dos PPS processados no CME. Ademais, a qualidade das embalagens é imprescindível, pois a umidade residual pode ser um potente meio de colonização de microrganismos. Assim, quando há falhas no processo são desperdiçados tempo, investimento financeiro e esforço, culminando no aumento da carga de trabalho, instrumentos potencialmente contaminados, atrasos e cancelamentos de procedimentos. Além disso, a troca de experiências entre enfermeiros do CME e a educação permanente para os profissionais do setor são estratégias que levaram a mudanças na forma de perceber a atuação da enfermagem no CME. Durante a realização desta pesquisa, identificou-se que são necessárias mais pesquisas acerca da temática.

Conclusões

Os instrumentos de avaliação de indicadores de qualidade no CME funcionam como ferramentas eficazes para mensurar e avaliar de maneira criteriosa e objetiva a qualidade/produtividade do processamento dos PPS, o que propicia padrões assistenciais em nível elevado. Além disso, a pesquisa evidenciou a necessidade de futuras pesquisas acerca dos indicadores de qualidade do CME.

Palavras-chaves

Indicadores de Qualidade em Assistência à Saúde (Quality Indicators, Health Care); Esterilização (Sterilization); Controle de Infecções (Infection Control).

Referências

1. Graziano KU, Lacerda RA, Turrini RN, Bruna CQ, Silva CP, et al. Indicadores de avaliação do processamento de artigos odonto-médico-hospitalares:elaboração e validação. Rev Esc Enferm USP. 2009;43(2):1174-80
2. Fusco FB, Spiri WC. Análise dos indicadores de qualidade de centros de material e esterilização de hospitais públicos acreditados. Texto & Contexto - Enfermagem. 2018;23(2):426-33.
3. Sanchez ML, Silveira RS, Figueiredo PP, Mancia JR, Schwonke CRB, Gonçalves NGC. Estratégias que contribuem para a exposição do trabalho do enfermeiro na Central de Material de Esterilização Texto & Contexto - Enfermagem. 2018;27(1):1-9

Área

Gestão

Autores

AURÉLIA JANDIRA DE SOUZA MELO VERÇOSA, SIMONE MONTEIRO DE MORAES, MIRANA MOURA LICETTI, DANDARA DINNA CAVALCANTE DA SILVA, ALAÍDE MARIA VIEIRA SANTOS, PATRÍCIA DE CARVALHO NAGLIATE, ALDA GRACIELE CLAUDIO DOS SANTOS ALMEIDA