Pixel geral RV Eventos

Dados do Trabalho


Título

Descomplica CME: Desenvolvimento de aplicativo educativo sobre a ciência da esterilização e a enfermagem.

Introdução

O desenvolvimento da ideia de aprendizado através de recursos tecnológicos digitais tem mais de 40 anos, porém foi acelerada nos últimos dois anos com a pandemia do COVID 19 e a necessidade de se pensar a educação mediada por tecnologias digitais. Estamos aprendendo nos celulares, tablets, computadores, na televisão e no rádio. Aprendemos por aulas, vídeos, podcast, aplicativos, em espaços formais ou não. Inúmeros são os artifícios para a educação mediada por tecnologias digitais e internet, a chamada mobile learning.
Soma-se a esta, a chegada de indivíduos da geração Z à faculdade. Nossos atuais alunos já nasceram em um mundo conectado e repleto de tecnologias digitais. Isto muda a forma como encaram tarefas cotidianas e, em particular, a educação.
Desenvolver uma ferramenta tecnológica mediadora da aprendizagem para a área é uma forma de transformar os processos pedagógicos e contribuir para a apropriação de conhecimentos por parte dos alunos, tanto na esfera cognitiva quanto na esfera sócio afetiva e atitudinal, podendo abrir novos caminhos e trazer o ensino de enfermagem em CME para este novo momento.

Objetivo


Projetar, desenvolver, implementar e avaliar um aplicativo educativo com foco na ciência da esterilização e enfermagem.

Método

Para subsidiar a estruturação pedagógica deste aplicativo, estudou-se as definições e contributos do mobile learning na construção de aplicativos móveis e avaliação dos mesmos. Utiliza-se a Design Based Research (DBR) como metodologia para desenvolver e avaliar o recurso educativo digital proposto e determinar os princípios de design encontrados para o desenvolvimento deste tipo de tecnologia.
Para compor pedagogicamente o aplicativo, toma-se como base informações coletadas através de entrevistas a professores de todas as regiões do país, questionário sobre o perfil do uso de aplicativos aplicado a 235 alunos dos cursos de graduação em enfermagem, evidências científicas encontradas a partir de revisão integrativa de literatura sobre o mobile learning e a enfermagem e ainda da análise de currículos de cursos de graduação de 30 instituições de educação superior que ofertam o curso de enfermagem no país.
O processo de avaliação da tecnologia desenvolvida é iterativo, ou seja, composto de ciclos de teste, avaliação e refinamento para alcançar um resultado satisfatório.
Pesquisa aprovada por Parecer número 5.110.969 do Comitê de Ética em Pesquisa

Resultados

O protótipo desenvolvido objetivou uma imersão virtual em uma CME e pretende inundar de teoria os cenários práticos dos alunos utilizando o potencial dos smartphones. Atrela a experiência virtual a conceitos teóricos fundamentais sobre o reprocessamento de artigos. Utiliza diversos tipos de mídias (vídeos, fotos, áudios, hiperlinks) e gamificação para estimular o aprendizado. Pode ser utilizado por alunos através de autoaprendizagem dirigida e/ou utilizado por professores em seus campos de estágio prático.

Conclusões

O Aplicativo DescomplicaCME é uma ferramenta tecnológica pioneira que pretende ofertar um ambiente inovador de construção de conhecimento. Objetiva ainda aumentar a motivação do estudante, promover inovações nas ações docentes e desenvolvimento de novas possibilidades para compreensão de conteúdos. Pode vir a ser um instrumento para potencializar o aprendizado entre pares, aprendizado auto dirigido e coletivo em salas de aula.

Palavras-chaves

Pesquisa em educação de enfermagem; Esterilização; Informática em enfermagem; Difusão de inovações; Design de software.

Referências

Wang F, Hannafin MJ. Design-based research and technology-enhanced learning environments. Educational Technology Research and Development [Internet]. 2005 Dec;53(4):5–23. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/BF02504682

Grant MM. Difficulties in defining mobile learning: analysis, design characteristics, and implications. Educational Technology Research and Development. 2019 Jan 3;

Área

Inovações em educação

Autores

Thais Falcão Pereira Frias, Ana Carolina Carius