Dados do Trabalho
Título
ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM EM PROTOCOLOS DE SEGURANÇA DO PACIENTE E INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS EM CIRURGIAS ROBÓTICAS
Introdução
O pré-operatório é o período entre o momento da indicação de um procedimento cirúrgico até a sua execução. É importante a inter-relação enfermeiro e paciente, pois o profissional enfermeiro, além da competência técnica e do saber científico, deve ser capaz de dialogar, escutar, perceber, tocar e ficar com o paciente. A cirurgia robótica, o uso dessas tecnologias sofisticadas acrescentou segurança, maior versatilidade e não aumentou a duração dos procedimentos operatórios.
Objetivo
Demonstrar a importância da atuação da enfermagem em protocolos de segurança do paciente e inovações tecnológicas em cirurgias robóticas, visando a integridade do paciente com a realização da visita de enfermagem no pré-operatório.
Método
Trata-se de uma revisão bibliográfica, disponível nos bancos de dados virtuais, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Eletronic Library Online (SciElo) e Pubmed. Trabalho realizado pela Rede Goiana de Pesquisa do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC-UFG). Incluíram-se estudos publicados entre 1990 a 2022. Utilizando-se o cruzamento dos termos “Enfermagem Cirúrgica”, “Checklist”, “Segurança do paciente”, “Cirurgia robótica” e “Centro Cirúrgico Hospitalar”. Os critérios de inclusão utilizados foram artigos científicos disponíveis na íntegra. Para os demais pontos abordados foram utilizados, além dos artigos, teses, dissertações e o site da Organização Mundial da Saúde (OMS). Já os critérios de exclusão foram os estudos que não estiveram relacionados ao tema, bem como os que o texto não estava disponível na íntegra.
Resultados
Após o agrupamento e categorização dos dados emergiram 05 categorias: Avaliação do paciente no Pré-operatório minimizando o Stress, A lista de verificação de Segurança Cirúrgica Checklist, Assistência de enfermagem em cirurgias robóticas, Desafio em aumentar os Padrões de qualidade almejados em Serviços de Saúde e a Redução de Complicações e da Mortalidade ligada a procedimentos Cirúrgicos. A análise dos dados se deu à luz de um referencial teórico. Foi identificado na assistência de enfermagem no período perioperatório, relacionado principalmente à segurança do paciente. O período perioperatório mais citado nas pesquisas foi o intra-operatório, com maior preocupação no posicionamento do paciente. No entanto, a atuação da enfermagem e a segurança do paciente em cirurgias robóticas são semelhantes às de cirurgias de grande porte, exigindo do enfermeiro um conhecimento específico sobre a configuração e preparo do robô. Esta pesquisa gerou avanços para melhor compreender a prática da enfermagem, ao direcionar a atenção para o cuidado a partir do referencial de quem cuida, com uma nova proposta de estudo para Enfermagem.
Conclusões
Os resultados deste estudo evidenciaram o papel do enfermeiro como principal elemento na educação dos pacientes cirúrgicos e a importância de adotar como atribuição diária a orientação aos pacientes sob sua responsabilidade. À medida que a cirurgia robótica é cada vez mais utilizada, em operações com longos tempos cirúrgicos podem se tornar mais comuns devido ao aumento da complexidade dos casos e aos cirurgiões superando a curva de aprendizado. Uma lista de verificação cirúrgica padronizada, realizada de três a quatro horas após o início da cirurgia, pode melhorar a segurança do paciente perioperatório e a qualidade do atendimento. As orientações pré-operatória fez com que os pacientes cirúrgicos manifestassem no pós-operatório, sentimentos de tranquilidade, bem-estar, otimismo, diminuição do medo e do estresse.
Palavras-chaves
1. Enfermagem Cirúrgica; 2. Checklist; 3. Segurança do paciente; 4. Cirurgia robótica; 5. Centro Cirúrgico Hospitalar.
REVISÃO DA LITERATURA, Eixo – Ciências da Saúde.
Declaração de conflito de interesse:
Os autores declaram que não há conflitos de interesse em relação à publicação deste artigo.
Referências
1. Brasil. Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Programa Nacional de Segurança do Paciente. Ministério da Saúde. Brasília, 2013.
2. Nilo MS, Durán IA. OMS - Organização Mundial da Saúde. Segundo desafio global para a segurança do paciente: Cirurgias seguras salvam vidas (orientações para cirurgia segura da OMS). Rio de Janeiro: Organização Pan-Americana da Saúde; Ministério da Saúde; Agência Nacional de Vigilância Sanitária, 2009.
3. Servaty R, Kersten A, Brukamp K, et al. Implementation of robotic devices in nursing care. Barriers and facilitators: an integrative review. BMJ open 2020;10(9): e038650.
Área
Robótica
Categoria
Enfoque científico
Autores
Hadirgiton Gomes Andrade Garcia, Lucivania Evangelista Oliveira, Amarilis Silva Lima, Érika Bezerra Alencar Oliveira, Mônica Santos Amaral