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Dados do Trabalho


Título

Cenário de simulação realística de Enfermaria Cirúrgica para o ensino durante a pandemia COVID-19

Introdução

A simulação tem constituído uma importante estratégia de ensino nos cursos da área da saúde, que possibilita proximidade prática, reflexiva e ética na aquisição e desenvolvimento de conhecimentos e competências pelos alunos. Durante a pandemia de COVID-19, houve a impossibilidade da implementação dos estágios clínicos frente às restrições epidemiológicas e a simulação de alta fidelidade constituiu uma estratégia pedagógica inovadora e segura no processo de ensino-aprendizagem dos graduandos de enfermagem, sobre a assistência de enfermagem na Enfermaria Cirúrgica.

Objetivo

Relatar a experiência sobre a construção, validação e implementação de um cenário clínico de alta fidelidade de uma Enfermaria Cirúrgica, para o ensino de graduandos de enfermagem do terceiro e quarto ano, por meio da estratégia de simulação de alta fidelidade.

Método

Trata-se de um relato de experiência, da disciplina de Enfermagem Perioperatória, que utilizou a estratégia de simulação de alta fidelidade, após a construção e validação do mesmo, para o ensino dos estudantes sobre a assistência de enfermagem na Enfermaria Cirúrgica. O caso clínico apresentado era de um paciente, do sexo masculino, no pós-operatório mediato de uma neurocirurgia, com sinais e sintomas relacionados ao diagnóstico de enfermagem (DE) Dor Aguda. Para a construção do cenário, contextualizando uma unidade do paciente em enfermaria cirúrgica, utilizou-se o manequim de alta fidelidade SimMam® 3G da Laerdal, leito completo com grades, pulseira de identificação, identificação do leito, prontuário do paciente com ficha anestésica, prescrição médica e anotação de enfermagem (com registro da chegada do paciente na enfermaria). Utilizou-se a técnica de moulage para caracterizar o edema periorbital para propiciar a experiência realística, além da instalação de acesso venoso e soroterapia com bomba infusora, cateter vesical de demora e enfaixamento craniano. O cenário foi validado por cinco especialistas na temática. As etapas sequenciais da simulação foram: pré-simulação: aula online sobre a temática, com realização de estudo dirigido pelos alunos; pré-briefing/briefing: orientações sobre o ambiente simulado e seus recursos; execução da simulação e debriefing oral, orientado por um facilitador.

Resultados

Realizou-se a validação do cenário com especialistas e, posteriormente, com os graduandos de enfermagem. Na simulação de alta fidelidade, espera-se que graduando seja capaz de identificar as alterações das necessidades humanas básicas e possa tomar decisões com autonomia sobre as intervenções de enfermagem adequadas ao DE identificado. No caso, esperava-se que os graduandos interagissem com o paciente, identificassem o DE Dor Aguda, avaliassem a dor em relação à localização, intensidade, ao início/duração, à frequência, à gravidade e aos fatores precipitantes, verificassem a prescrição médica e tomassem a decisão de administrar analgésico, além de instituir medidas não farmacológicas para o controle da dor. Observou-se que os estudantes de enfermagem, durante a atividade de simulação, apresentaram segurança na avaliação das necessidades humanas básicas e maior autonomia na tomada de decisão assertiva diante das alterações identificadas.

Conclusões

A Simulação de Alta Fidelidade constitui uma estratégia de ensino inovadora na formação dos estudantes de enfermagem, que fortaleceu a prática pedagógica. Durante a pandemia foi importante para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências dos estudantes, favorecendo o desenvolvimento de sua maior autonomia para a assistência de enfermagem ao paciente no pós-operatório mediato.

Palavras-chaves

Assistência Perioperatória; Estudantes; Enfermagem; Competência clínica; Prática Simulada.

Referências

Melo MCB, Liu PMF, Magalhães AMPB et al. A simulação no ensino da Graduação. In: Scalabrini-Neto A, Fonseca AS, Brandão CFS. Simulação realística e habilidades na saúde. Rio de Janeiro: Atheneu, 2017.
INACSL Standards Committee. INACSL standards of best practice: simulationSM simulation design. Clin Simul Nurs [Internet]. 2016, 12 (S):S5-S12. Dispinível em: https://www.nursingsimulation.org/article/S1876-1399%2816%2930126-8/fulltext

Área

Inovações em educação

Autores

Helena Megumi Sonobe, Carina Aparecida Marosti Dessotte, André Aparecido Silva Teles, Livia Maria Garbin, Fernanda Titareli Merizio Martins Braga, Rosicler Xelegati de Pádua, Simone Godoy Costa