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Dados do Trabalho


Título

Cirurgias Seguras Salvam Vidas: Validação de Aplicativo Educacional para Profissionais de Saúde

Introdução

A gamificação do aprendizado tem crescido em vários contextos educacionais da Medicina. Nesse cenário, surge a possibilidade de se explorar essa interação com os jogos, para que a motivação de um praticante seja convertida na fixação de um conteúdo (1). Aplicando a gamificação ao cenário brasileiro, nota-se a necessidade de um jogo sério no tema “cirurgia segura”, uma vez que mesmo com diversos checklist e políticas internas de segurança cirúrgica ainda são cometidos muitos erros e negligências em ambiente cirúrgico (2). Nesse contexto é proposto o desenvolvimento de um jogo sério acerca da segurança cirúrgica com o foco em familiarizar o aluno da área de saúde no centro cirúrgico com a segurança do paciente e orientar os profissionais de saúde abordando os procedimentos necessários para uma cirurgia segura.

Objetivo

O objetivo desse estudo é a construção e validação de um jogo sério acerca da segurança cirúrgica, com o foco em familiarizar o aluno da área de saúde no centro cirúrgico com a segurança do paciente e orientar o profissional médico e a equipe cirúrgica, abordando os procedimentos necessários para uma cirurgia segura

Método

Trata-se de uma pesquisa metodológica quantitativa. Foi realizada uma revisão literária dos processos necessários para uma cirurgia segura, explicitando os passos necessários para certificar a segurança do paciente. Foram elaboradas as fases do jogo, a partir da análise do cenário escolhido, bem como as especificações do projeto arquitetural do jogo, dos requisitos de fidelidade/simulação, da interface e interação, especificação de todas as informações do banco de dados e elementos de jogo.
Todos os cenários foram descritos, utilizando como base o checklist para cirurgia segura da OMS (3). Com o roteiro do jogo pronto iniciou-se o desenvolvimento do software. O jogo foi desenvolvido como um aplicativo de jogo de celular e os cenários foram construídos de acordo com a realidade hospitalar.
Durante o jogo, o jogador é o profissional de saúde, e tem de escolher entre as opções do passo a passo das ações a serem realizadas em três momentos perioperatórios: 1) Entrada (todas as confirmações a serem feitas antes de o paciente ser submetido à anestesia), 2) Preparo (tudo que deve ser preparado antes de começar a cirurgia), 3) Saída (o que deve ser conferido e planejado no pós-operatório). Cada passo é composto de um jogo em que ganha-se pontos ao acertar ou perde ao errar, sempre acompanhado de uma explicação teórica para o aprendizado do jogador.

Resultados

A validação do aplicativo teve como objetivos a observação sobre o conteúdo, design, facilidade, utilidade, intuitividade e interesse despertado pelo jogo por juízes e público-alvo. Para juízes, foram convidados profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) com experiência em centro cirúrgico. Durante a validação, obteve-se mais de 90% de aprovação e as principais contribuições dos juízes foi em relação à jogabilidade, em relação ao conteúdo e a utilidade o aplicativo foi elogiado principalmente para o uso educacional. Para o público-alvo foram convidados acadêmicos de medicina e enfermagem. Submetidos a um questionário de aprovação obteve-se também taxa concordância acima de 90%.

Conclusões

Após a validação, concluiu-se que ferramenta pode facilitar o processo de ensino aprendizagem da segurança cirúrgica. Também pode ser utilizada para a orientação de pacientes sobre o processo de cirurgia segura.

Palavras-chaves

Educação médica; Segurança do paciente; Centro cirúrgico; Jogos experimentais

Referências

1. VAN OOIK, P C e colab. Serious gaming in internal medicine education: do we know best or do we know last? The Netherlands Journal of Medicine, 2019.
2. CLÁUDIA, Ana e NACIONAIS, Prioridades. II ANUÁRIO DA SEGURANÇA ASSISTENCIAL HOSPITALAR NO BRASIL. p. 1–99, 2018.

Área

Segurança do paciente

Autores

ANA PAULA MODESTO, MARINA GUIMARÃES GUNTHER, BEATRIZ ALVES CHAGAS, Bruna Glislere, Guilherme Nogueira