Pixel geral RV Eventos

Dados do Trabalho


Título

Dificuldades na aplicação do checklist de cirurgia segura pela equipe de enfermagem: relato de experiência

Introdução

Nos últimos anos ocorreram avanços para garantir à segurança do paciente nas unidades hospitalares. No centro cirúrgico, para tal finalidade destaca-se a implantação do checklist de cirurgia segura. Este instrumento quando bem aplicado por toda equipe cirúrgica promove uma avaliação integral do cliente antes e após a cirurgia. Portanto ele é capaz de prevenir falhas falahs, complicações e risco de morte do paciente.

Objetivo

Relatar as principais dificuldades enfrentadas pela equipe de enfermagem na aplicação do checklist de cirurgia segura.

Método

Trata-se de um relato de experiência, desenvolvido a partir da vivência da equipe de enfermagem de um hospital de ensino no Rio Grande do Norte

Resultados

Na instituição em análise, o principal coordenador da realização do checklist na sala operatória é o técnico em enfermagem. As principais dificuldades encontradas condizem com a literatura atual, que vão desde a falta de comprometimento dos profissionais, como: não apresentação dos membros da equipe para o paciente, realização time out (pausa cirúrgica) de forma não eficaz e sem a interrupção das atividade e participação de todos, a verificação dos itens pós incisão na maioria das vezes acaba sendo realizada apenas pela equipe de enfermagem sem a resposta e participação dos cirurgiões e muitos registros são realizados sem que tenham ocorrido efetivamente na prática. Outra dificuldade enfrentada pelos profissionais é a otimização do tempo para realização do checklist, tendo em vista que o profissional precisa organizar a sala de cirurgia, atender as demandas no pré, intra e pós operatório, verificar o funcionamento e montagem dos equipamentos, manter contato constante com setores como farmácia, banco de sague, laboratórios entre outros, além de sua responsabilidade do cuidado e a preocupação constante com a humanização para com o paciente, com o ensino e aprendizagem das ações desenvolvidas.

Conclusões

A participação do checklist, de cirurgia segura, pela equipe de cirurgia e pelo paciente é fundamental para o sucesso do procedimento, o envolvimento das lideranças junto com o incentivo para mudança de cultura de segurança institucional é essencial para uma melhor adesão. É preciso ainda fechar grandes lacunas organizacionais e estruturais, além da quebra de crenças culturais para possibilitar o processo mais efetivo. Assim é, preciso encontrar estratégias que valorize e facilite esse instrumento, aumente a adesão das equipes, não vendo apenas como um documento a ser preenchido.

Palavras-chaves

Segurança do Paciente. Enfermagem. Enfermagem de Centro Cirúrgico

Referências

NASCIMENTO, A.R.F.do, et al. Principais dificuldades na aplicação do checklist de cirurgia segura: revisão de literatura. In: 5º CBEE - Congresso Brasileiro de Especialidades de Enfermagem - Fortaleza/CE, Anais. Fortaleza: DOITY, 2020.
OLIVERIA JUNIOR, N.J.; MAGALHÃES. Difficulties in the application of the surgical checklist: a qualitative study of a restorative ecological approach. OBJN. v.16. n.14, 2017.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Segundo desafio global para a segurança do paciente: Cirurgias seguras salvam vidas. Rio de Janeiro: Organização Pan-Americana da Saúde; p.2016, 2009.

Área

Segurança do paciente

Autores

Pedro Gilson Beserra da Silva, Rutênia Francisca de Oliveira Silva, Severino Ferreira Sobrinho, Francimare Dias Bernardino, Aleide Rodrigues dos Santos Bezerra