Dados do Trabalho
Título
Processamento de produtos para saúde durante a pandemia da COVID-19: relato de experiência
Introdução
O Centro de Material e Esterilização (CME) precisou passar por modificações durante a pandemia da COVID-19, pois o vírus, além de ser disseminado pelas vias aéreas, por meio de gotículas e aerossóis, pode também ser transmitido através do contato com objetos provenientes do paciente infectado. Os Produtos para Saúde (PPS) utilizados nos pacientes acometidos pela COVID-19 quando não descartáveis devem ser processados, necessitando de limpeza manual ou mecânica seguida de desinfecção ou esterilização. Essas atividades podem dispersar gotículas e até produzir aerossóis no CME, gerando assim, riscos de transmissão para os trabalhadores desse setor, tornando evidente a necessidade do uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) durante toda fase de processamento. Por outro lado, o processamento dos PPS corrobora com um procedimento seguro para uma assistência eficaz à saúde, uma vez que o CME é responsável pela recepção, lavagem, preparo, esterilização, armazenamento e distribuição dos materiais nas unidades de saúde, por isso, torna-se de extrema importância um processamento de qualidade para segurança do paciente e dos profissionais de saúde.
Objetivo
Descrever a experiência vivenciada durante o processamento de PPS durante a pandemia da COVID-19 pela equipe de enfermagem de um CME de um Hospital Universitário.
Método
Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por meio da observação das atividades concretizadas setorialmente por enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do CME de um Hospital Universitário em 2020 durante a pandemia.
Resultados
A experiência vivenciada com o processamento de materiais em tempos do surgimento do coronavírus foi um grande desafio, pois devido o desconhecimento do vírus da COVID-19 surgiu a necessidade de gerenciamento do trabalho de forma planejada após estudos de notas técnicas e posterior elaboração dos Procedimento Operacional Padrão (POP). Toda a equipe de enfermagem do referido CME foi treinada para o processamento dos materiais. Os responsáveis técnicos dos diversos setores do hospital e os maqueiros responsáveis pelo transporte desses materiais foram orientados quanto ao manuseio e transporte dos materiais contaminados por pacientes suspeitos ou confirmados de COVID-19. Nessa perspectiva, a padronização das atividades desenvolvidas pela equipe setorial quanto ao processamento e transporte de materiais em tempos de covid-19, em vistas da promoção de segurança ao paciente assistido e do profissional que manipula o material para o transporte e processamento foi essencial para redução de riscos. Apesar das adversidades provocadas pela pandemia, notou-se que a equipe conseguiu seguir os protocolos preconizados.
Conclusões
A estruturação das atividades de processamento se fez de forma mais clara e segura com a elaboração dos protocolos assistenciais através dos POP e posterior realização dos treinamentos no próprio setor de trabalho, estimulando cada colaborador a valorar as boas práticas e o acesso às informações específicas e atualizadas relacionadas às suas atividades laborais. Reconhece-se, assim, avanços quanto à qualidade e segurança ofertada durante o processamento dos materiais e ao cumprimento das medidas preconizadas, em vistas ao processamento de materiais seguro, especialmente, neste cenário de enfrentamento da COVID-19.
Palavras-chaves
Pandemias; Coronavírus; Enfermagem; Almoxarifado Central Hospitalar.
Referências
● SILVA, J.M.B, et al. Coronavírus e os protocolos de desinfecção e reprocessamento de artigos hospitalares. Research, Society and Development. 2020 ISSN 2525-3409 | DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.6187
● Moraes Bruna, C.Q., Ciofi-Silva, C.L., de Paula, A.V. et al. SARS-CoV-2 aerosol generation during respiratory equipment reprocessing. Antimicrob Resist Infect Control 10, 82 (2021). DOI https://doi.org/10.1186/s13756-021-00955-2
Área
COVID-19
Categoria
Enfoque na prática
Autores
AURÉLIA JANDIRA DE SOUZA MELO VERÇOSA, ANA LÍVIA CLEMENTE SANTOS, SIMONE MONTEIRO DE MORAES, TIAGO ANDRÉ SOUZA MELO VERÇOSA, THAÍS HONÓRIO LINS BERNARDO, DARLAN DOS SANTOS DAMÁSIO SILVA, ALDA GRACIELE CLAUDIO DOS SANTOS ALMEIDA