Pixel geral RV Eventos

Dados do Trabalho


Título

Limpeza automatizada na lavadora de carros: relato de experiência

Introdução

Atualmente, as instituições de saúde sofrem uma grande pressão, para aumento da produtividade, qualidade e segurança dos produtos para saúde (PPS) por meio de novas tecnologias.1 Houve uma complexa reestruturação na Central de Material e Esterilização (CME) e foram adquiridos equipamentos modernos com novas tecnologias para limpeza automatizada. Com isso, passou-se a trabalhar com uma máquina de limpeza automatizada chamada Lavadora de Carros. A limpeza é a etapa fundamental do processamento dos produtos para saúde. 2,3 Considerando que o processo de limpeza vem sendo cada vez mais criterioso e automatizado mundialmente, este estudo descreve a otimização do fluxo de trabalho com novas tecnologias, incorporadas pelo time de enfermagem do CME.

Objetivo

Descrever a implantação de ações no fluxo de limpeza automatizada na Lavadora de Carros na CME.

Método

Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado na CME, em um hospital público universitário de alta complexidade, especializado em cardiologia e pneumologia no Estado de São Paulo. Os dados desse estudo foram obtidos por meio de observação direta, in loco, por enfermeiros, durante o ano de 2021 até a presente data. Criou-se um roteiro de limpeza automatizada para a Lavadora de Carros, com fluxos exclusivos e seguros, seguindo a RDC n ° 15/20121 e o Procedimento Operacional Padrão (POP) institucional.

Resultados

A aquisição da Lavadora de Carros tornou possível atender a alta demanda por limpeza automatizada dos PPS contaminados, pois é um equipamento de grande capacidade, que trás alta produtividade e obedece aos parâmetros e normas exigidas, trazendo eficiência, segurança e otimização de recursos humanos. Nessa instituição, foram realizadas em 2021, 3.745 cirurgias de alta complexidade. Criou-se um roteiro de fluxo exclusivo de limpeza automatizada selecionando os PPS de conformação não complexa, com isso, a limpeza automatizada na Lavadora de Carros, em 2021, foi de 1.116 ciclos, ou seja, equivalente à limpeza de 11.360 containers, 53.955 utensílios (gancho, cuba rim, cuba redonda, bandeja), 288 carros de transporte de polipropileno e 288 mobiliários de inox. Os PPS são colocados na Lavadora de Carros por meio de suportes específicos de acordo com a conformação do produto. O passo seguinte é anotação de enfermagem detalhada da carga, em impresso específico e início do ciclo de operação. O ciclo de limpeza utiliza água sob pressão, com temperatura de 60°C pelo período de 5 minutos, associada ao efeito do detergente enzimático para a remoção da sujidade residual e por fim, enxágue com água quente purificada e secagem por ar quente. A largura da câmara interna é de 1.20 m e 2.25 m de profundidade e o consumo de água por ciclo é de 480 litros. Ao final da limpeza, devemos retirar o PPS, secar os possíveis resíduos de água e anexar o relatório de impressão no campo próprio existente no impresso de registro de ciclos e cargas.

Conclusões

A implantação de ações no fluxo de limpeza automatizada da Lavadora de Carros propiciaram otimização do tempo de trabalho, aumento da produtividade, limpeza criteriosa e menor exposição dos funcionários aos riscos biológicos.

Palavras-chaves

enfermagem; detergentes; saneantes; segurança do paciente

Referências

1) Giambrone P, Hemmings C, Sturm M, Fleischut M. Information technology innovation: the power and perils of big data. Br J Anaesth. 2015;115(3):339-42.
2) Brasil. Ministério da Saúde (MS). Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Resolução da Diretoria Colegiada - RDC nº 15, de 15 de março de 2012. Dispõe sobre requisitos de boas práticas para o processamento de produtos para saúde e dá outras providências.Brasília, DF; 2012.
3) Diretrizes de práticas em enfermagem cirúrgica e processamento de produtos para a saúde-SOBECC-Associação Brasileira de Enfermeiros de Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Centro de Material e Esterilização. 7 ed. São Paulo (SP): Manole; 2017. p 39- 60.

Área

Segurança do paciente

Autores

Alessandra Vanessa Lopes Quidim, Vânia Sanches Bulgarelli, Andrea Andreatta Toneloto, Cintia Akemi Takaesu, Marcia Hitomi Takeiti, Jurema da Silva Herbas Palomo