Pixel geral RV Eventos

Dados do Trabalho


Título

Cartilha: orientações sobre prevenção de lesão por pressão no centro cirúrgico

Introdução

o centro cirúrgico compreende uma área crítica, onde o paciente é submetido a uma intervenção cirúrgica com a finalidade de diagnosticar ou tratar doenças (2,3). Nesse sentido, durante os procedimentos, o paciente cirúrgico tende a ficar mais vulnerável, devido à imobilidade prolongada e a pressão intensa em algumas regiões do corpo, podendo resultar em uma oclusão do fluxo sanguíneo propiciando assim isquemia tecidual e, por conseguinte, a ocorrência de lesão por pressão LPP (2,3). A LPP se caracteriza como um dano situado na pele e tecidos moles adjacentes sobre uma proeminência óssea ou relacionada ao uso de dispositivos de saúde ou artefatos (2,3). O posicionamento cirúrgico do paciente permite avaliar a qualidade da assistência prestada (2,3). Portanto, a equipe de enfermagem do centro cirúrgico são responsáveis por gerenciar os cuidados perioperatórios e assistir os pacientes de forma a promover o posicionamento correto e prevenir a ocorrência de eventos adversos a exemplo da Lesão por Pressão (2,3).

Objetivo

Descrever o processo de criação de uma cartilha para orientar a equipe de enfermagem perioperatória quanto os cuidados no posicionamento cirúrgico.

Método

Estudo descritivo, tipo relato de experiência, desenvolvido no hospital filantrópico, geral e de grande porte, no período de março de 2021 a março de 2022, tomando como referência, a experiência vivida pelas enfermeiras pós-graduandas, durante a realização de todas as fases da prática hospitalar.

Resultados

A construção da cartilha ocorreu em cinco fases. Iniciou-se com o interesse das acadêmicas em desenvolver um produto que abordasse a segurança do paciente no perioperatório e que pudesse contribuir para a capacitação da equipe de enfermagem no centro cirúrgico. Na segunda fase, foi realizada reunião com a coordenadora do centro cirúrgico para levantar a incidência de pacientes que desenvolviam algum tipo de lesão por pressão no pós operatório. Na terceira fase, as pós-graduandas, acompanharam a assistência prestada ao paciente pela equipe de enfermagem perioperatória no posicionamento cirúrgico, observando a complexidade e individualidade de cada paciente. Na quarta fase, houve o levantamento de evidências científicas publicadas nos últimos cinco anos, nas bases de dados do Scielo, PubMed, Medline e Lilacs, afim de selecionar os cuidados de enfermagem poderiam contribuir para redução da ocorrência de lesão por pressão ao paciente cirúrgico. Na quinta e última fase, com base nos estudos publicados e a experiência vivenciada pelas estudantes, foi confeccionado uma cartilha relacionando os cuidados de enfermagem poderiam contribuir para redução da ocorrência de lesão por pressão ao paciente durante o procedimento cirúrgico.

Conclusões

A lesão por pressão é definida como evento adverso ao paciente, requerendo, assim, nos atos cirúrgicos, medidas preventivas aplicadas nas fases perioperatória. A prevenção da LPP é responsabilidade da equipe multidisciplinar para manter a segurança do paciente e proporciona-lo assim, uma cirurgia segura. Logo, a equipe de enfermagem de forma treinada e capacitada, poderá identificar e gerenciar os riscos na prevenção de LPP.

Palavras-chaves

Assistência de Enfermagem, procedimentos pré-operatórios, educação.

Referências

1. Angelo C da S, Pachioni CF de M, Joaquim EHG, da Silva EAL, dos Santos GG, Bonfim IM, Guimarães GC, Bussolotti RM. Efetividade do protocolo prevenção de lesões de pele em cirurgias urológicas robóticas. Rev SOBECC [Internet]. 15º de setembro de 2017 [citado 8º de maio de 2022];22(3):152-60. Disponível em: https://sobecc.homologacao.emnuvens.com.br/sobecc/article/view/221.

2. Correia ASB, Santos IBC. Lesão por pressão: medidas terapêuticas utilizadas por profissionais da enfermagem. RBCS [Internet], [citado 8º de maio de 2022] v. 23, n. 1, p. 33-42, 2019. Disponível: https://docs.bvsalud.org/biblioref/2019/08/1008168/36793-109434-1-pb.pdf


3. SOBECC. Diretrizes de Práticas Recomendadas SOBECC.2021.

Área

Inovações em educação

Autores

ITHANA QUEILA BORGES PIZZANI FERREIRA, Paloma Alves Santos Petilo, Luana Santana de Paiva, Rosana Castelo Branco de Santana , Michele de Oliveira Costa, Lisimara Nascimento da Cruz, Anderson Reis de Sousa