Pixel geral RV Eventos

Dados do Trabalho


Título

Folder informativo: orientação do paciente quanto uso de adornos no pré-operatório

Introdução

Introdução: O período pré-operatório inicia-se no momento em que o paciente decide submete-se a um procedimento cirúrgico e finaliza com a entrada do paciente na sala cirúrgica (1). A equipe de enfermagem, é responsável por preparar o paciente no pré-operatório com a finalidade de reduzir riscos e complicações no centro cirúrgico, o que promove uma recuperação de qualidade e um pós operatório sem intercorrências (2,3).Entre as orientações realizadas durante assistência de enfermagem perioperatória, encontra-se a retirada de adornos, considerada de extrema relevância para o paciente em programação cirúrgica.(2,3).

Objetivo

Descrever o processo de criação de um folder informativo para orientar os pacientes quanto ao uso de adornos no pré-operatório de cirurgias eletivas.

Método

Estudo descritivo, tipo relato de experiência, desenvolvido no hospital filantrópico, geral e de grande porte, no período de março de 2021 a março de 2022, tomando como referência, a experiência vivida pelas enfermeiras pós-graduandas, durante a realização de todas as fases da prática hospitalar.

Resultados

A construção do folder pré-operatório ocorreu em cinco fases. Iniciou-se com o interesse das acadêmicas em desenvolver um produto que pudesse contribuir para a segurança do paciente em pré-operatório. Essa disposição, surgiu durante prática hospitalar, no acompanhamento as consultas pré-operatória em enfermagem. Na segunda fase, foi realizada reunião com as enfermeiras do centro cirúrgico para levantar a incidência de pacientes que eram recebidos no centro cirúrgico em uso de adornos, apesar das orientações do pré-operatório. Na terceira fase, as pós-graduandas, acompanharam as consultas do pré-operatório em enfermagem, observando a complexidade e individualidade de cada orientação apresentada ao paciente pela enfermeira responsável. Na quarta fase, houve o levantamento de evidências científicas publicadas nos últimos cinco anos, nas bases de dados do Scielo, PubMed, Medline e Lilacs, afim de selecionar os principais riscos gerados aos pacientes no centro cirúrgico pelo uso de adornos. Na quinta e última fase, com base nos estudos publicados e a experiência vivenciada pelas estudantes, foi confeccionado um folder informativo do pré-operatório relacionando os riscos proporcionados ao paciente no centro cirúrgico pelo uso de adornos durante o procedimento cirúrgico.

Conclusões

Os cuidados de enfermagem são de extrema importância no período perioperatório. O conhecimento e a colaboração do paciente em seguir as orientações pré-operatórias referentes ao uso adornos é essencial para a segurança de procedimento cirúrgico.
O Folder tem caráter informativo e reforça todas as informações já, anteriormente, passadas pela enfermeira sendo assim, não possui caráter substitutivo e permite ao paciente uma consulta rápida, em linguagem clara com orientações preconizadas para uma cirurgia segura. Este estudo visa estimular a produção científica nessa área, visto que poucas evidências relacionadas ao tema foram encontradas no país.

Palavras-chaves

Assistência de Enfermagem, procedimentos pré-operatórios, educação.

Referências

1. Camargo CD, Araujo BR, Francisco AF, Lourenço A da S, Caregnato RCA. Visitas de enfermagem pré e pós operatórias: revisão integrativa. Rev SOBECC [Internet]. 8º de abril de 2022 [citado 6º de maio de 2022];26(4). Disponível em: https://revista.sobecc.org.br/sobecc/article/view/759 .Acesso

2. Albino Filho M, Batista RF, DA Cruz EA. (2020). Percepção dos enfermeiros sobre a visita pré-operatória de enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde, (42), e2842-e2842.

3. SOBECC. Diretrizes de Práticas Recomendadas SOBECC.2021


Área

Segurança do paciente

Categoria

Enfoque na prática

Autores

ITHANA QUEILA BORGES PIZZANI FERREIRA, Rosana Castelo Branco de Santana , Raiane Cândida dos Santos, Kétsia Silva dos Reis