Pixel geral RV Eventos

Dados do Trabalho


Título

Cenário da enfermagem em cirurgia robótica na Bahia: experiências da formação especializada

Introdução

As necessidades e demandas por cirurgias têm aumentado de maneira expressiva em todo o mundo, junto a esse crescimento destaca-se a cirurgia robótica como uma inovação da cirurgia moderna por oferecer benefícios significativos relacionados à cirurgia minimamente invasiva (1,2). Essa realidade demanda avanços tecnológicos em todas as regiões do país, assim como equipes profissionais especializadas e serviços devidamente estruturados (3).

Objetivo

Descrever o cenário da enfermagem em cirurgia robótica no estado da Bahia, Brasil, a partir da experiência da formação especializada.

Método

Relato de experiência de integrantes de uma turma de especialização de enfermagem em bloco cirúrgico com ênfase em cirurgia robótica de uma faculdade privada em Salvador, Bahia no mês de março de 2021 a março de 2022.

Resultados

Foram analisados documentos institucionais, submetidos a análise de conteúdo temática, na qual foram derivadas três categorias: Conhecimento do cenário da enfermagem em cirurgia robótica no estado da Bahia, formação a nível de especialização em enfermagem em cirurgia robótica, oportunidades de formação prática e de integração ensino e serviço. A Categoria 01: Conhecimento do cenário da enfermagem em cirurgia robótica no estado da Bahia, reúne temas relacionados ao estado da arte do conhecimento científico e de natureza técnica produzido, a revisão documental de movimentos políticos, éticos e legais e acadêmicos. Categoria 02: Formação a nível de especialização em enfermagem em cirurgia robótica, esta categoria apresenta o cenário da formação a nível de especialização em enfermagem em cirurgia robótica no estado da Bahia, no que tange às vivências acadêmicas, estruturação do curso de especialização, disciplinas curriculares ofertadas e os seus respectivos conteúdos programáticos e as metodologias de ensino-aprendizagem empregadas. Categoria 03: Oportunidades de formação prática e de integração ensino e serviço, ilustra-se as vivências de imersão no campo de prática, os estágios e as visitas técnicas realizadas. A análise particular do curso de especialização investigado revelou a existência de uma base curricular estruturada, compatível com as exigências do Ministério da Educação brasileiro, delineada pelo aporte teórico-científico significativo para a capacitação profissional no âmbito do centro cirúrgico e da robótica. Além disso, observou-se o cumprimento de atividades de ensino-aprendizagem práticas, com a realização de estágio supervisionado obrigatório em ambiente hospitalar credenciado para a ocorrência de cirurgias robóticas, tal como o acompanhamento do cotidiano profissional de profissionais de enfermagem que atuam nesse campo, que envolve a elevada incorporação de tecnologia e de outros saberes específicos, o que tornou a formação qualificada e contributiva para o avanço da área de atuação no estado e também para o país.

Conclusões

O cenário do campo de atuação em enfermagem em cirurgia robótica no estado da Bahia, Brasil, mostrou-se ascendente, com destaque para a implantação do primeiro curso de especialização na área no estado e de outros movimentos de caráter normativo, sendo a maior parte da iniciativa privada, e de outros movimentos de caráter educacional, mediante a ocorrência de atividades formativas. Destaca-se como limitação deste estudo o contexto pandêmico. Espera-se que este estudo desperte o interesse de investigadores, agentes públicos, gestores educacionais e profissionais de enfermagem residentes de outros estados e instituições para implantarem cursos de ensino especializado em cirurgia robótica, contribuindo para o crescimento desta área em diversos lugares do país, bem como para a prática em enfermagem.

Palavras-chaves

Educação em Enfermagem; Enfermagem Médico-Cirúrgica; Cirurgia Robótica; Telecirurgia.

Referências

1-PINTO EV, LUNARDI LS, TREVISO P, BOTENE DZ. A. Atuação do enfermeiro na cirurgia robótica: desafios e perspectivas. Revista SOBECC, São Paulo, v. 23, n. 1, p. 43-51, abr. 2018. ISSN 2358-2871. Disponível em: <https://revista.sobecc.org.br/sobecc/article/view/378>. Acesso em: 14 fev. 2022. doi:https://doi.org/10.5327/Z1414-4425201800010008

2-MARTINS RC, TREVILATO D. D, JOST MT., CAREGNATO RCA., Atuação da enfermagem em cirurgias robóticas: revisão integrativa. Revista Brasileira de Enfermagem [online]. 2019, v. 72, n. 3 [Acessado em 9 de fevereiro de 2022], pp. 795-800. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0034-7167-2018-0426>. Epub 07 de junho de 2019. ISSN 1984-0446.

3-MARTINHOLAB. Inserção da robótica nos hospitais de ensino experiência do privado. V Congresso da Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (ABRAHUE). 2019. Disponível:https://www.abrahue.org.br/conteudo/not/001/cont/files/Luis%20Afonso%20Martinho.pdf. Acesso em: 10 de fev 2022.

Área

Inovações em educação

Autores

Tainá Monteiro de Jesus, ITHANA QUEILA BORGES PIZZANI FERREIRA, Nilma dos Santos ., Manish Ribeiro de Jesus