Pixel geral RV Eventos

Dados do Trabalho


Título

Sondagem vesical de demora: utilização de bundle no cuidado transoperatório

Introdução

Os bundles e checklists são instrumentos assistenciais que permitem operacionalizar a sistematização do cuidado e viabilizar a comunicação entre os trabalhadores dos serviços de saúde) (1). No centro cirúrgico, além disso, auxiliam na implementação de rotinas seguras visando diminuir erros assistenciais) (2,3).

Objetivo

analisar a produção científica acerca da utilização de bundle para inserção de sonda vesical de demora no centro cirúrgico.

Método

foi realizada uma revisão integrativa que investigou a produção de conhecimento sobre o uso de bundles para sondagem vesical no centro cirúrgico. Foram pesquisadas as seguintes bases de dados: Scielo, PubMed, Medline e Lilacs no período de 2016 a 2021.Os termos de busca utilizados na Lilacs e no Scielo foram “cateterismo vesical” AND “cuidados Perioperatórios” AND “infecção”. Na Medline e PubMed foram usados os termos “bladder catheterization” AND “periperative care” AND “infection”. A coleta de dados ocorreu no mês de novembro de 2021.

Resultados

foram selecionados 12 artigos que preencheram os critérios de inclusão da pesquisa. Cinco desses estudos, apontaram que a utilização de intervenções como bundles. coincidem com a redução do uso de cateteres vesicais. Quatro artigos associaram o uso de bundles com a redução da incidência de infecção do trato urinário e três estudos referiam que o uso de bundle para inserção de sonda vesical de demora melhora a comunicação da equipe no centro cirúrgico.

Conclusões

o estudo demostrou que aplicação de pacotes de cuidado, como os bundles contribuem para a redução da incidência de infecção do trato urinário, pois permite, de forma simples a sistematização do cuidado no perioperatório. Além disso, tornam a comunicação entre a equipe multiprofissional mais eficaz. Os procedimentos mais encontrados referente ao instrumento de cuidado, bundle, foram lavagem correta das mãos, técnica correta de assepsia, escolha de cateter adequado para evitar lesão de uretra, conexão correta do sistema fechado. Outras medidas como paramentação adequada e organização prévia de todo material a ser utilizado também são pontos importante, porém não foram abordados nos artigos acadêmicos utilizados para essa pesquisa.

Palavras-chaves

Cateterismo vesical; cuidados perioperatórios; infecção

Referências

1.Nogueira HKL, Gôes ÂCF, OLIVEIRA DFD, Simôes NA, Fernandes, MS,. Conhecimento de profissionais intensivistas sobre BUNDLE para a prevenção de infecção do trato urinário associada ao uso de sondas. Revista de enfermagem UFPE. 2017.

2.Doreste FCPL, De Souza PALL, Da Rocha Q, Luna AA, Da Silva NCM. Segurança do paciente e medidas de prevenção de infecção do trato urinário relacionados ao cateterismo vesical de demora. Revista Enfermagem Atual In Derme, v. 89, n. 27, 2019.

3. Farias RCN, Camilla CLZ, Marcelo WO. Infecção do trato urinário relacionada ao cateter vesical de demora: elaboração de Bundle. Revista eletrônica acervo saúde, v. 11, n. 11, p. e510-e510, 2019.

Área

Segurança do paciente

Autores

ITHANA QUEILA BORGES PIZZANI FERREIRA, Tatiane Cunha Florentino, Tiara Ribeiro Fernandes Figueredo, Monique Dailan Sousa Santos, Nadja Queiros Bonfim, Juliana dos Reis Neponuceno de Oliveira