Dados do Trabalho
Título
Navegação de pacientes pré Transplante de Medula Óssea
Introdução
Enfermeira Navegadora é a profissional que coordena e acompanha a organização de toda a jornada do paciente, além de ser um elo entre família e hospital, atuando como facilitadora do tratamento e promovendo a integração entre os diversos profissionais envolvidos no tratamento
Objetivos
Coordenar e acompanhar a organização de toda a jornada do paciente, sendo um elo entre Família e o Centro Integrado de Oncologia e Hospital Mãe de Deus, atuando como facilitadora do tratamento e promovendo a integração entre os diversos profissionais envolvidos. Realizar a avaliação obrigatória com o paciente, familiares e cuidadores (quando pertinente), no período que antecede a sua internação na unidade para realizar o Transplante de Medula Óssea (TMO).
Casuística
Navegar pacientes PRÉ TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA (TMO) para qualificar o cuidado e acompanhamento.
Método
O processo iniciou em Agosto de 2020, tendo até o momento, 81 pacientes acompanhados. Todos os pacientes realizaram avaliações multiprofissionais pré TMO e são acompanhados pela Enfermeira Navegadora por 5 anos após o transplante através de um Questionário de Qualidade de Vida. O primeiro contato com o paciente para acolhimento, apresentação do serviço e equipe, triagem dos exames já realizados e pendentes, disponibilizando o contato direto via telefone e Whatsapp® para acompanhamento do processo de realização de exames; acompanhar o processo de autorização do procedimento; participar da discussão sobre o paciente em reunião multiprofissional e encaminhar para os demais profissionais da equipe (nutrição, psicologia, odontologia, farmácia e serviço social); acompanhar as avaliações multiprofissionais; receber e organizar os exames solicitados para análise e identificação de possíveis alterações, comunicando precocemente o MA para definições e condutas; realizar consulta de enfermagem presencial com paciente e família, com o objetivo de prestar orientações sobre as fases de mobilização, condicionamento, transplante e fase de pega. Informar sobre risco de infecção, restrições de visitas e rotinas adotadas em virtude da pandemia, como coleta para Covid pré internação. Entregar o TCLE para leitura e assinatura junto ao MA; agendar a consulta médica pré TMO, (com todos os exames e avaliações já realizadas) para últimas orientações e assinatura do TCLE; realizar o encaminhamento e instruções sobre o Questionário de Qualidade de Vida - QQV (aplicado no pré e pós transplante); definir junto ao médico assistente e demais médicos da equipe sobre a data de internação, organizando junto ao paciente, ao Setor de Autorizações, à Unidade de Internação e à Agência Transfusional a logística para a internação.
Resultados
A navegação de pacientes pré TMO, promoveu a integração entre todos os profissionais envolvidos, facilitando fluxos, otimizando processos e proporcionando uma melhor experiência para o paciente.
Conclusões
Com a implantação do processo de navegação foi possível garantir um melhor tratamento dos pacientes, acolhimento e cuidado integral, criação de fluxos de atendimento, que facilitaram no processo de comunicação entre as equipes, refletindo diretamente na segurança dos processos assitenciais e melhor experiência dos nossos pacientes.
Palavras Chave
Navegação; TMO; enfermagem
Área
Multidisciplinar
Categoria
Relato de caso ou série
Instituições
Hospital Mãe de Deus - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
VIVIANE ARCE BASTOS, MARCELO EDUARDO ZANELLA CAPRA, THAIS CONDE MASAGÃO RIBEIRO, CAROLINA FERREIRA GOMES, ALINE MORAES DE ABREU