WhatsApp
7° Simpósio Internacional de Onco-Hematologia

Dados do Trabalho


Título

A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR POR MEIO DE UMA REUNIÃO SEMANAL

Introdução

O paciente oncológico após um diagnostico de câncer pode desencadear algumas complicações como a ansiedade e a depressão isso depende muito de como o profissional médico irã transmitir o diagnostico, portanto a equipe multidisciplinar pode ajudar no cuidado perante o enfrentamento da doença tanto para o paciente como sua família, assim como agilizar sobre os encaminhamentos do tratamento oncológico para amenizar esses sintomas (MORAIS, et., al., 2018). O cuidado do paciente e da família perante o tratamento oncológico tem um papel muito importante da equipe multidisciplinar, onde podemos agilizar e realizar os encaminhamentos necessários o mais rápido possível para que diminua os conflitos em relação ao tratamento proposto (SILVA., et., al., 2018).

Objetivos

Demonstrar o impacto da reunião de concomitância (tratamento sistêmico e radioterápico) perante a construção de uma reunião multidisciplinar semanalmente

Casuística

paciente oncohematológicos e em tratamento com radioterapia.

Método

Realizado o levantamento de uma planilha do excel sobre os pacientes oncológicos discutidos na reunião multidisciplinar da concomitância do mês de julho a dezembro de 2023, foram constatados 40 pacientes.

Resultados

E relação aos pacientes oncológicos temos o perfil do sexo masculino 79,5% e o sexo feminino 20,5%, doenças oncológicas mais predominantes 53,9% obtiveram neoplasia de próstata, 12,8% neoplasia de esófago e 10,2% com neoplasia de cabeça e pescoço todos com tratamento concomitante. Enfatiza-se que a importância de um tratamento seguro e realizado por meio de uma equipe multidisciplinar alinhada e com o mesmo propósito, já que através das reuniões semanais e discutido e sinalizado a equipe para que tenhamos uma agilidade em relação aos encaminhamentos do tratamento oncológico. Logo, por meio dessa agilidade no serviço da oncologia conseguimos diminuir os sintomas mencionados que podem desencadear tanto o paciente e a família, assim como podem ser repassados para toda a equipe multidisciplinar no transcorrer do tratamento.

Conclusões

O propósito dessa reunião multidisciplinar e ajudar o paciente e sua família perante o tratamento oncológico e facilitar que ele seja iniciado o mais breve possível e acompanhar os desfechos do paciente.

Palavras Chave

Oncologia; Hematologia; comunicação

Área

Multidisciplinar

Categoria

Relato de caso ou série

Instituições

Hospital Mãe de Deus - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

THIELEN BRUNA PIRES, ALINE MORAES DE ABREU