Dados do Trabalho
Título
DESLOCAMENTO DO FILTRO DE VEIA CAVA INFERIOR PARA O INTERIOR DO ATRIO DIREITO E TENTATIVA DE REMOÇAO E REPOSICIONAMENTO SEM SUCESSO.
Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados, Considerações finais
Introdução: Os filtros de veia cava inferior são indicados para prevenção de TEP em pacientes com contra-indicação absoluta à anticoagulação ou em casos de recorrência de embolia pulmonar apesar dos níveis terapêuticos de anticoagulação. Complicações com o uso de filtro de veia cava inferior são comuns, embora raramente fatais.
Descrição do Caso: Relatamos o caso do paciente J. E. A, 68 anos, tabagista ativo, com antecedentes de HAS, DM, ICFER (FEVE 36%), IAM prévio, internado devido a choque séptico de foco urinário. Durante internação evoluiu com dispnéia de inicio súbito, sendo realizado angiotomografia de tórax, confirmando diagnóstico de TEP. Como achado adicional evidenciou-se lesão expansiva em retroperitônio de 6,5 x 7,2 cm, envolvendo a artéria ilíaca comum direita e ureter médio.
Para compressão de ureter foi optado por implante de cateter duplo J. Devido a impossibilidade de anticoagulação por sangramento por via urinária foi optado por implante de filtro de veia de cava.
Os dois procedimentos foram realizados no mesmo dia, sem relato de intercorrência, entretanto TC de tórax pós-implante realizado para controle, evidenciou deslocamento do filtro de veia cava para o interior do átrio direito. Realizado ecocardiograma transtorácico e evidenciado o filtro de veia cava no interior do átrio direito, sem perfuração de miocárdio.
Planejado procedimento para reposicionar o filtro de veia cava inferior para o mesmo dia. Procedimento realizado sem sucesso e realocado o filtro de veia cava inferior no interior das veias hepáticas. Repassado novo filtro de veia cava, sem relato de intercorrências.
Conclusão: Embora raramente fatais, complicações com filtro de veia cava inferior são comuns. As complicações precoces mais relatadas são: trombose no sítio de punção, recorrência de TVP e a síndrome pós-trombótica tardias. Matchett et al. relataram migração de filtro de veia cava inferior em 27% dos paciente e Greenfied e Proctor relataram migração em 15% dos pacientes.
Palavras Chave
FILTRO DE VEIA CAVA, ECOCARDIOGRAMA, DESLOCAMENTO
Área
Tema livre
Categoria
Tema Livre
Instituições
IAMSPE - São Paulo - Brasil
Autores
ENOCK CARNEIRO SANTOS NETTO, RAFAEL HENRIQUE MACHADO, RICARDO MANOEL CARVALHO LADEIRA, MARCIO JOSE MATHEUS, LINO MIKIO TIBA, SABRINA MAIA DO ESPÍRITO SANTO SESSIM, ISADORA QUADRO CORTES PANHOCA, NEY VALENTE