5º Simpósio Internacional de Cardiologia

Dados do Trabalho


Título

CALCIFICAÇAO CASEOSA DO ANEL MITRAL: ASPECTOS A ECOCARDIOGRAFIA TRANSESOFAGICA 3D - RELATO DE CASO

Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultados, Considerações finais

Introdução: A calcificação caseosa é rara. Ocorre mais frequentemente em mulheres após a sétima década de vida. Pode levar a sintomas ao atrapalhar a abertura das cúspides mitral ou gerar insuficiência valvar.
Descrição do Caso: Paciente 71 anos, sexo feminino, 61 kg e 157 cm, hipertensa, encaminhada para realização de ecocardiograma transtorácico. Negava sintomas cardiovasculares. Ao ecocardiograma transtorácico, observou-se aumento discreto do volume do átrio esquerdo (35 ml/m²) cavidades cardíacas de dimensões normais e paredes espessadas (VE 43 x 25/ S 14 / PP 10 / VD 39), fração de ejeção biventricular global e segmentar preservada (FEVE: 72% - Teicholz; TAPSE: 24 mm). Strain Global: 21%, com comprometimento discreto dos segmentos basais e preservação dos segmentos apical. A análise de função de diastólica observou-se padrão pseudonormal. A valva aórtica apresentava-se espessada, com pontos de calcificação e refluxo de grau discreto. A valva mitral apresenta-se espessada, com refluxo de grau mínimo. No anel de sustentação valvar mitral, havia massa séssil hiperecogênica, gerando sombra acústica posterior, com bordas irregulares, porção central mais ecolucente, medindo 1,9 x 1,6 x 1,3 cm, com sinais de calcificação periférica e conteúdo heterogêneo estendendo-se pela boceladura P2. Apesar do tamanho, a massa não apresentava restrição a abertura das cúspides mitral e nem gradiente significativo. A valva tricúspide apresentava-se normal, com refluxo de grau discreto. A valva pulmonar apresentava-se normal, com refluxo de grau discreto. O ecocardiograma transesofágico 3D auxiliou na avaliação do aspecto da massa e na sua relação com as cúspides da valva mitral.
Conclusões: O reconhecimento da calcificação caseosa é de suma importância, para evitar que seja confundida com tumores cardíacos, vegetação ou trombo, o que pode levar a intervenções cirúrgicas desnecessárias. Localiza-se frequentemente no anel posterior e nas porções média e basal da cúspide posterior da valva mitral podendo levar a sintomas ao gerar estenose ou insuficiência da valva mitral.

Palavras Chave

CALCIFICAÇÃO CASEOSA DO ANEL MITRAL, ECOCARDIOGRAMA 3D

Área

Tema livre

Categoria

Tema Livre

Instituições

IAMPE - São Paulo - Brasil

Autores

ENOCK CARNEIRO NETTO, RAFAEL HENRIQUE MACHADO, RICARDO MANOEL CARVALHO LADEIRA, MARCIO JOSE MATHEUS, LINO MIKIO TIBA, SABRINA MAIA DO ESPÍRITO SANTO SESSIM