Dados do Trabalho
Título
INFLUÊNCIA DA OBESIDADE NAS MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS DURANTE O CLIMATÉRIO
Introdução
O climatério compreende o estágio de transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo da mulher. Tal fase é caracterizada por uma série de alterações no corpo feminino e, por conseguinte, manifestações sintomatológicas, as quais são intensificadas em casos de obesidade.
Objetivo
Revisar as atuais evidências quanto a correlação entre a obesidade e os sinais e sintomas precoces percebidos durante o climatério.
Casuística
Não se aplica.
Método
Nesta revisão de literatura buscaram-se estudos nos bancos de dados PubMed e Scielo. Os descritores utilizados, pesquisados de acordo com o DeCS e MeSH, foram “obesity”, “menopausal women” e “climacteric symptoms”, o que resultou em 4307 artigos. Dentre esses, foram selecionados 5 artigos completos, tendo como critério de inclusão aqueles que abordavam apenas os sintomas precoces em casos de mulheres obesas no período climatérico, publicados nos últimos 6 anos e nos idiomas inglês e português. Resultados: A obesidade é o excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos.
Resultados
A obesidade é o excesso de gordura corporal, em quantidade que determine prejuízos à saúde. Uma pessoa é considerada obesa quando seu Índice de Massa Corporal (IMC) é maior ou igual a 30 kg/m2. clinicamente, mulheres com obesidade apresentam sintomas mais intensos do que mulheres eutróficas durante o climatério. Nesse sentido, distúrbios vasomotores, insônia e sudorese são apresentados de maneira mais acentuada. Isso ocorre porque o excesso de tecido adiposo percebido em mulheres com obesidade provoca desequilíbrio sistêmico, com consequente desregulação neurológica autônoma, cardiovascular e endócrina. Dessa forma, o aumento da massa corporal afeta a expressão dos sintomas climatéricos, de maneira que quanto maior o Índice de Massa Corporal, maior será a frequência e intensidade dos sintomas.
Conclusões
Diante dos fatos que foram evidenciados, é possível perceber correlação nítida entre a obesidade e os sinais e sintomas manifestados no período climatérico da mulher. Dessa forma, deve-se destacar a importância de investimento na realização de ações que previnam a obesidade e visem diminuir a sua incidência, a fim de promover melhor qualidade de vida à mulher em todo o seu desenvolvimento biológico, e garantir menor intensidade sintomatológica associada à obesidade durante o período do climatério.
Palavras-chave
Menopausa. Obesidade. Sintomas climatéricos
Área
Qualidade de Vida / Sexualidade / Preservação de Fertilidade
Instituições
Centro Universitário Unieuro - Distrito Federal - Brasil
Autores
TAISA DA SILVEIRA PINTO