Dados do Trabalho
Título
ANÁLISE DOS IMPACTOS SEXUAIS E PSICOLÓGICOS EM MULHERES PÓS-VULVECTOMIA
Introdução
A vulvectomia consiste em uma opção de tratamento cirúrgico invasivo, definida pela remoção total ou parcial da vulva, genitália externa feminina, realizado em mulheres que possuem neoplasia na região. Devido à tamanha agressividade do procedimento, é possível que gere repercussões sexuais e psicológicas negativas às pacientes expostas a ele.
Objetivo
Analisar os impactos sexuais e psicológicos que acometem mulheres submetidas à vulvectomia.
Casuística
Não houve.
Método
Trata-se de uma Revisão de Literatura, utilizando os descritores “vulvectomia”, “depressão” e “sexualidade” na base de dados do PUBMED.
Resultados
Ao longo da realização deste estudo, evidenciou-se que, de fato, as mulheres sujeitas à vulvectomia mostram-se, negativamente, afetadas por ela, quando comparadas a mulheres saudáveis. O principal impacto observado revela-se a disfunção sexual significativa, em especial, nas categorias de transtorno de aversão sexual, de excitação e de desejo sexual hipoativo; entretanto, em nenhuma categoria, houve correlação entre o grau de disfunção sexual e a extensão cirúrgica. Além disso, percebeu-se, também, nessas mulheres, redução da frequência sexual, dispareunia, dor abdominal durante a relação sexual, redução da capacidade de atingir o orgasmo e/ou atenuação da sua intensidade. As mulheres submetidas à cirurgia, ademais, relatam menor bem-estar psicológico, menor qualidade na relação com o parceiro e uma alteração significativa na imagem corporal.
Conclusões
A vulvectomia provoca diversos impactos negativos em mulheres expostas a ela. Apesar disso, até o momento, poucos esforços de pesquisa foram direcionados à minimização desse problema. Sabe-se, entretanto, que as pacientes submetidas ao procedimento devem receber informações detalhadas antes e após a cirurgia, além de acompanhamento psicossexual por longo período a elas e a seus parceiros. O fornecimento de apoio sexual e psicológico tende a melhorar os resultados no período pós-operatório futuramente.
Palavras-chave
Vulvectomia. Depressão. Sexualidade.
Área
Cirurgia reparadora / Oncoplastia
Instituições
UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO - Rio Grande do Sul - Brasil
Autores
RAFAELLA NORONHA GARZELLA, CAMILA BOSCHETTI SPANHOLO, MARIA EDUARDA KINDEL, MARIA CLARA TONINI PAGLIARIN, MATHEUS FELIPE KUHN URNAU, NATHÁLIA LORENZONI COSTA