Dados do Trabalho
Título
ANÁLISE DA MORTALIDADE POR CÂNCER DE MAMA NO BRASIL DE 2012 A 2021
Introdução
O câncer de mama representa a principal causa de morte por câncer entre as mulheres brasileiras, excluindo o melanoma. Nessa patologia, ocorre uma multiplicação descontrolada de células defeituosas na mama até a formação de uma lesão maligna, sendo que alguns subtipos se desenvolvem lentamente e outros de forma rápida. Existem vários tipos de neoplasias mamárias, e a maioria, quando diagnosticada precocemente, pode ser tratada adequadamente e curada. Os principais fatores de risco estão associados ao estilo de vida do paciente, a menarca precoce, a menopausa tardia, o histórico familiar e mutações nos genes BRCA 1 e BRCA 2. Apesar dos avanços no rastreamento com a expansão do acesso a mamografia, ainda há muita dificuldade na estruturação das redes assistências para assegurar a investigação e o diagnóstico. É importante ressaltar que embora extremamente raro, o câncer de mama pode acometer homens.
Objetivo
Analisar a mortalidade por câncer de mama no Brasil no período de 2012 a 2021.
Casuística
Não se aplica.
Método
Estudo descritivo e retrospectivo sobre a mortalidade por câncer de mama nos anos de 2012 a 2021 no Brasil. Os dados foram obtidos pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil (DATASUS), pela ferramenta TABNET. As variáveis utilizadas foram taxa de mortalidade (TM), óbitos, faixa etária, sexo, Região e Unidade de Federação. Não foi necessário aprovação do Comitê de Ética, pois trata-se de um estudo de banco de dados público.
Resultados
A partir dos dados analisados, constatou-se um total de 52.046 óbitos por câncer de mama no período analisado, com uma TM de 8,37%. As regiões com a maior TM, acima da média nacional, foram Norte (9,48%) e Centro-Oeste (9,10%). A região com maior número de óbitos foi a Sudeste com 28.072, sendo que o estado de São Paulo apresentou 14.060 óbitos. A faixa etária com maior mortalidade foi entre 50-59 anos de idade, representando 14.661 óbitos; em seguida entre 60-69 anos com 12.023 mortes. Estima-se que entre as jovens de até 19 anos, a incidência foi rara, apenas 23 casos. Também a ocorrência de 604 óbitos entre o público masculino pelo câncer de mama.
Conclusões
Com isso, percebe-se que é de extrema importância o rastreio, já que o exame da mamografia é recomendado para a faixa etária mais acometida pela doença (50-69 anos). Além disso, medidas como mudança no estilo de vida também são formas de prevenir a doença. Por fim, é necessário tornar o rastreio mais eficaz, principalmente em regiões de menor acesso, culminando com uma maior TM, tal qual a Região Norte com 9,48%.
Palavras-chave
Câncer; Mortalidade; Mama.
Área
Tumores da mama
Autores
LARISSA ROBERTA NEGRAO, FELIPE BRUM RODIGHERO, GABRIELI ONOFRE, RENAN MATHIAS FERREIRA SALTIÉL, LUÍS GUSTAVO RAMOS RAUPP PEREIRA, PIETRA BRAVO ARAÚJO, MATHEUS ALBERTO CELLA