Pixel geral RV Eventos

Dados do Trabalho


Título

REDUÇÃO DO TUMOR EM MODELO MURINO DE CÂNCER DE MAMA APÓS TRATAMENTO COM INIBIDOR DE PROTEASES DA Sterculia striata

Introdução

O adenocarcinoma de mama se destaca pelas altas taxas de incidência, mortalidade e associação a metástases tumorais na população feminina. De acordo com dados de 2020, 24,5% das neoplasias femininas foram de mama, abrangendo cerca de 15% das mortes por câncer em mulheres. Assim, faz-se necessária a busca de novos tratamentos mais eficazes e com menores efeitos adversos. Estudos têm demonstrado o potencial dos produtos das plantas medicinais, entre eles os inibidores de proteases, no tratamento do câncer. A família Malvaceae apresenta resultados promissores em modelos de câncer de mama in vitro e in vivo, porém, ainda não há dados suficientes acerca do efeito da Sterculia striata, popularmente conhecida como Chichá ou Amendoim-de-Macaco.

Objetivo

Assim, o presente trabalho teve como objetivo analisar o efeito do extrato de inibidor de proteases da semente de Sterculia striata na modulação da resposta antitumoral em modelo murino de câncer de mama.

Casuística

Camundongos BALB/c fêmeas (n=15) com 8 semanas de idade foram utilizadas para a indução do modelo. O ensaio foi realizado de acordo com protocolos experimentais aprovados pelo comitê de ética animal nº 08-2021 R e está em conformidade com o guia recomendado pelo Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal.

Método

Após a coleta, as sementes de Sterculia striata foram limpas e processadas para obtenção do extrato rico em inibidor de proteases. No momento da indução, após anestesia, foram injetadas células 4T1 (1x104 células/50μL) na mama caudal esquerda de cada camundongo induzido. No 8º dia após a inoculação iniciou-se a medição do tumor com o auxílio de paquímetro e pesagem do animal. O tratamento foi realizado diariamente, por gavagem, com 500 mg/kg de extrato de inibidor de proteases da semente, durante 18 dias, a partir do 10º dia após a inoculação. A eutanásia foi realizada no 28º dia, por exsanguinação após aprofundamento de anestesia, para a coleta dos tumores.

Resultados

O peso dos animais não foi diferente entre os grupos durante o estudo e o volume tumoral foi menor no tratamento, com redução significativa no último dia. Após a coleta, visualmente o tamanho do tumor dos animais tratados era menor, assim como peso do tumor foi significativamente menor.

Conclusões

Desta forma, o extrato de inibidor de proteases da semente de Sterculia striata demonstrou capacidade antitumoral, porém maiores estudos são necessários a fim de averiguar o mecanismo de ação da planta.

Palavras-chave

Neoplasias da Mama, Malvaceae, Antitumoral, BALB/c, 4t1.

Área

Tumores da mama

Instituições

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM - Minas Gerais - Brasil

Autores

BEATRIZ JOIA TABAI, SAMUEL GALVÃO BARBOSA, GABRIELA DE PAULA CARLI , TADEU FERREIRA BRAGA JUNIOR, SANDRA BERTELLI RIBEIRO DE CASTRO , CAIO CÉSAR DE SOUZA ALVES, ALESSANDRA DE PAULA CARLI