Dados do Trabalho
Título
Mastopatia diabética mimetizando o câncer de mama: A importância do diagnóstico diferencial.
Introdução
A neoplasia de mama é uma patologia extremamente comum e algumas lesões pode mimetizar suas características, como massas e linfonodopatias. Clinicamente, a mastopatia diabética pode ser confundida com o câncer de mama por apresentar características clínicas e radiológicas semelhantes, sendo possível seu diagnóstico diferencial apenas pela histologia. Inferindo, assim, a importância deste relato de caso atípico.
Objetivo
Apresentar um caso raro de diagnóstico diferencial de neoplasia mamária.
Casuística
Paciente feminina, 39 anos, diabética em uso de metformina. Apresentava alteração na mama esquerda há três meses. Ao exame físico, a mama esquerda apresentava-se com discreta hiperemia e grande massa tumoral no quadrante súpero-lateral e linfadenopatia axilar suspeita.
Método
Relato de caso.
Resultados
A mamografia e ultrassom (USG) de mama evidenciou um nódulo irregular de características suspeitas classificado como BI-RADS 4® medindo 2.9 cm. Devido à alta suspeita de câncer de mama localmente avançado solicitado uma ressonância de mama que demonstrou área de realce assimétrico suspeito classificada como BI-RADS 5®.
Conclusões
A mastopatia diabética é uma patologia pouco incidente que se assemelha ao câncer de mama, sendo frequente em pacientes com longo histórico de diabetes mellitus. O exame patológico é a única forma de diferenciar a mastopatia diabética da neoplasia de mama. Dessa forma, destacam-se a raridade do caso e a relevância do diagnóstico diferencial, a fim de evitar iatrogenias, como inquietação nas pacientes e cirurgias desnecessárias.
Palavras-chave
Mama: doença benigna, Diabetes mellitus, Mastopatia diabética.
Área
Miscelânea
Autores
MARIA EDUARDA CALIL NETTO, VITÓRIA BORGES BRASIL, JÉSSICA DA FONTOURA, ALINE BIANCHINI, HORÁCIO CHIKOTA, REBECA HEINZEN