Pixel geral RV Eventos

Dados do Trabalho


Título

Alimentação inadequada e excesso de peso compõem o perfil de mulheres com câncer de mama

Introdução

As causas para o câncer de mama e sua progressão são consideradas múltiplas, e o estilo de vida (alimentação, obesidade e sedentarismo) um dos fatores de maior destaque na gênese tumoral. E a alimentação tem papel relevante, sendo considerada como um dos fatores de proteção ou predisponentes para a ocorrência da doença.

Objetivo

Avaliar a qualidade da alimentação de pacientes com câncer de mama.

Casuística

Estudo transversal com 223 pacientes com câncer de mama, com idade de 20 a 65 anos, acompanhadas pelo Sistema Único de Saúde.

Método

Aferiu-se o peso, altura e circunferência abdominal (CA), para cálculo do índice de massa corpórea (IMC) e avaliação do risco para complicações metabólicas. Para avaliação do consumo alimentar, foram aplicados recordatórios de 24H (R24H) e suas informações convertidas em medidas caseiras e nutrientes. Para a qualidade da alimentação aplicamos o Índice de Qualidade da Dieta (IQD-R) com 12 componentes (Frutas totais; Frutas integrais; Vegetais totais; Vegetais verde-escuros e alaranjados e leguminosas; Cereais totais, Cereais integrais; Leites e derivados; Carnes, ovos e leguminosas; Óleos; Gordura saturada; Sódio; e Gord AA) os quais receberam os alimentos dos R24H. O escore de cada componente foi obtido a partir das porções ingeridas/1000 Kcal e a alimentação foi caracterizada em: <51 escores - Dieta inadequada; 51 a 80 escores - Dieta que requer modificações e >80 escores - Dieta saudável.

Resultados

80,3% das pacientes estão com excesso de peso (IMC> 25Kg/m²) e 75,1% com circunferência abdominal >80 cm indicando risco elevado para complicações metabólicas. O IQD médio foi de 63,5 pontos e 83,9% das pacientes foram classificadas como “Dieta que requer modificação”.

Conclusões

As mulheres com câncer de mama apresentam uma alimentação que necessita de modificações e perfil de sobrepeso, aspectos que podem contribuir para menor resposta ao tratamento e progressão da doença.

Palavras-chave

Câncer de mama. Índice de qualidade da dieta. Perfil nutricional.

Área

Tumores da mama

Instituições

Universidade Estadual do Ceará - Ceará - Brasil

Autores

SARA MARIA MOREIRA LIMA VERDE, DÉBORA DOMINGUES PINHEIRO, TAYANE CARNEIRO CRUZ, IZABEL KARINE CAMPELO MACEDO SA SA, GILDYCÉLIA INÁCIO DE SOUZA, PRISCILA CARMELITA PAIVA DIAS MENDES CARNEIRO