Pixel geral RV Eventos

Dados do Trabalho


Título

Avaliação metodológica das revisões sistemáticas sobre exercício físico para pacientes com câncer de mama. Estudo meta-epidemiológico.

Introdução

Diversos ensaios clínicos têm sido publicados nos últimos anos para investigar os prováveis benefícios da prática de exercícios físicos para mulheres com diagnóstico de câncer de mama. Para mapear, sintetizar e avaliar criticamente todos esses estudos faz-se necessária a realização de revisões sistemáticas, utilizando metodologia rigorosa para garantir que a tomada de decisão seja baseada na melhor evidência disponível. Contudo, revisões sistemáticas que não foram conduzidas de acordo com metodologia transparente, como a recomendada pela Cochrane, podem resultar em achados equivocados sobre os efeitos de uma intervenção em saúde.

Objetivo

Identificar e avaliar criticamente as revisões sistemáticas que avaliaram os efeitos dos exercícios físicos para pacientes com diagnóstico de câncer de mama.

Casuística

Não se aplica.

Método

Estudo meta-epidemiológico com avaliação crítica de revisões sistemáticas de ensaios clínicos randomizados que avaliaram os efeitos do exercício físico para pacientes com câncer de mama. A busca pelos estudos foi realizada na base de dados MEDLINE (via Pubmed). A seleção dos estudos foi realizada por dois revisores independentes por meio da plataforma Rayyan, e as divergências resolvidas por um terceiro revisor. A qualidade metodológica das revisões sistemáticas foi realizada por meio da ferramenta AMSTAR-2.

Resultados

A busca resultou em 297 referências e foram incluídas 54 revisões sistemáticas. As revisões avaliaram diferentes tipos, intensidade e duração de exercícios físicos. A avaliação da qualidade metodológica mostrou que 32% das revisões apresentaram qualidade criticamente baixa no AMSTAR-2, 33% moderada, 24% baixa e apenas 11% de alta qualidade. Entre os itens que mais apresentaram falhas metodológicas, os itens 2 (protocolo registrado antes do início da revisão), 3 (justificativa para a seleção do desenho de estudo), 7 (relato e justificativa dos estudos excluídos), 13 (risco de viés na interpretação e resultados) e 16 (conflito de interesse dos autores da revisão) (Gráfico 1). O item 4 (estratégias de busca) foi classificado como parcialmente adequado para a maioria das revisões.

Conclusões

Os achados desse estudo denotam a fragilidade metodológica das revisões sistemáticas publicadas até 2022 sobre os efeitos dos
exercícios físicos para pacientes com câncer de mama. É preciso cautela por parte dos profissionais de saúde, gestores e formuladores de políticas em saúde, pacientes e a população em geral ao interpretar a aplicabilidade desses achados e sugere-se a realização de revisões sistemáticas de alta qualidade metodológica para auxiliar a tomada de decisão.

Palavras-chave

Câncer de mama. Exercício físico. Saúde baseada em evidências.

Fotos e tabelas

Área

Tumores da mama

Autores

LARISSA GOMES PERES BOMFIM, VINÍCIUS LÚCIO DE BARROS, RAÍSSA MENDONÇA DE MENEZES, ANA LUIZA CABRERA MARTIMBIANCO