Dados do Trabalho
Título
FATORES ASSOCIADOS AO ESTADIAMENTO DE PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM CANCER COLORRETAL, ATENDIDOS EM UNIDADES DE ASSISTENCIA ONCOLOGICA EM CUIABA, MATO GROSSO, NOS ANOS DE 2019 E 2020
Introdução
O câncer colorretal é considerado o terceiro tipo de câncer mais frequente em homens, após o de próstata e o de pulmão, e o segundo entre as mulheres, após o câncer de mama. O seu estadiamento é uma parte muito importante do tratamento da doença, sendo o primeiro passo para traçar um plano de tratamento capaz de abordar o tumor da melhor forma possível, levando em conta tanto as chances de cura, quanto a qualidade de vida do paciente
Objetivo
Analisar os fatores demográficos, socioeconômicos, de condição de saúde e de tratamento associados ao estadiamento de pacientes diagnosticados com câncer colorretal, em Cuiabá (Mato Grosso), nos anos de 2019 e 2020
Casuística
Foram incluídos 98 pacientes acima de 18 anos e que assinaram o termo de consentimento.
Método
Trata-se de estudo transversal, com dados coletados em duas unidades de assistência oncológica, ambas localizadas em Cuiabá, de pacientes com 18 anos ou mais de idade, e diagnóstico de câncer colorretal (C18 a C21). As informações demográficas, socioeconômicas e de condições de saúde foram coletadas por meio de questionário estruturado, e as informações do estadiamento e tratamento recebido, por consulta aos prontuários. Todas as informações foram coletadas por equipe treinada. Os fatores de interesse para o estudo foram: idade (em anos), sexo (masculino e feminino), cor da pele (branca e não branca), estado civil (com companheiro e sem companheiro), escolaridade (sem escolaridade/ensino fundamental, ensino médio e ensino superior), classe econômica (A/B e C/D/E), renda familiar (sem renda ou menos de 1 salário-mínimo, 1 a 2 salários-mínimos e 3 salários-mínimos ou mais), convênio/plano de saúde (sim e não), autoavaliação de saúde (muito boa/boa e regular/ruim/muito ruim), estado nutricional (magreza/eutrófico e excesso de peso), tratamento (cirurgia, quimioterapia, radioterapia, hormonioterapia, neoadjuvante e paliativo) e estadiamento (I, II, III e IV; I-II e III-IV). As proporções foram comparadas por meio do teste do qui-quadrado e as médias pelo teste de Mann-Whitney. O nível de significância adotado foi o de 5,0%. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa e todos os participantes assinaram o termo de consentimento.
Resultados
Foram identificados 98 pacientes com câncer colorretal e com informações de estadiamento. Os pacientes em estágios mais iniciais da doença (estadiamento I e II) apresentaram maior média de idade, assim como maior proporção de homens, não brancos, pessoas com escolaridade até o ensino fundamental, de menor classe econômica, sem convênio/plano de saúde, com avaliação muito boa/boa da sua saúde, com excesso de peso, não realização de tratamento paliativo e realização de cirurgia. Por outro lado, aqueles em estágios mais avançados da doença (estadiamento III e IV) apresentaram maior proporção de viver com companheiro, renda familiar de 1 a 2 salários-mínimos, realização de quimioterapia, radioterapia e tratamento neoadjuvante. Entretanto, somente a realização de tratamento paliativo e de quimioterapia apresentaram diferenças estatisticamente significantes entre os grupos.
Conclusões
Pacientes em estágios mais avançados apresentaram maior proporção de realização de tratamento paliativo e de quimioterapia.
Palavras-chave
Câncer colorretal. Estadiamento do câncer. Fatores demográficos. Fatores socioeconômicos. Condições de saúde. Terapêutica.
Área
Colorretal
Instituições
Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT - Mato Grosso - Brasil
Autores
NATHALIA ADORNO SILVA, VINÍCIUS SANTIAGO ZORMAN, PRISCYLLA RANGEL BLASZAK, NOEMI DREYER GALVÃO, RITA ADRIANA GOMES DE SOUZA, MÔNICA BIDARRA