39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

FATORES DE RISCO PARA DESENVOLVIMENTO DE HIPERPLASIA PROSTATICA BENIGNA: REVISAO INTEGRATIVA

Introdução e Objetivo

A hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma doença muito prevalente entre a população idosa e um dos principais problemas de saúde masculina.  Estudos demonstram que 50% dos homens entre 50 e 60 anos possuem HPB e mais de 75% dos homens acima de 80 anos são portadores dessa patologia. Normalmente a HPB se manifesta com sintomas do trato urinário inferior (STUI), como urgência miccional, aumento da frequência urinária, noctúria e fluxo urinário fraco; estes quando não tratados de maneira correta podem gerar complicações graves, incluindo retenção urinária aguda, insuficiência renal, infecção do trato urinário e cálculos vesicais. A exata etiologia da HPB é desconhecida sendo a idade um importante fator relacionado ao desenvolvimento da doença. Considerando sua alta prevalência, morbidade e impacto na qualidade de vida, o conhecimento de possíveis fatores de risco associados a doença é altamente relevante. Objetivo: Avaliar fatores de risco associados a HPB através de uma revisão da literatura. 

Método

Foi realizada uma revisão integrativa utilizando como abordagem o método PRISMA, utilizando os descritos HPB e fatores de risco nas bases de dados PUBMED e BVS. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade foram incluídos 10 estudos. 

Resultados

A idade é o principal fator de risco para a HPB, sendo o segundo a presença da síndrome metabólica (SM).  A obesidade isoladamente, considerando o índice de massa corpórea (IMC), não está associada a patologia na maioria dos estudos avaliados. O tabagismo, avaliado em três estudos, não se mostrou fator de risco para a HPB. O consumo de bebida alcoólica, avaliado por quatro estudos, mostrou em dois ser um fator protetor para a HPB.  Um único estudo avaliou a relação entre HPB e diabetes e demonstrou que homens internados para tratamento cirúrgico de HPB tem uma frequência maior de diabetes comparados a homens sem a doença, e sugerem novos estudos para a confirmação dessa associação.

Conclusão

A idade é o principal fator de risco para a HPB. A SM parece ser um importante fator associado ao desenvolvimento da doença. A obesidade assim como o tabagismo parecem não afetar o desenvolvimento da HPB. Considerando o consumo de bebida alcoólica a literatura ainda é controversa mas vale ressaltar que nenhum estudo apontou uma associação positiva entre o consumo de álcool e HPB. São necessários mais estudos observacionais que avaliem fatores de risco para o desenvolvimento de HPB considerando sua alta prevalência e seu impacto na qualidade de vida dos homens.

Área

HPB

Instituições

FMUSP - São Paulo - SP - Brasil - São Paulo - Brasil

Autores

SABRINA THALITA DOS REIS FARIA, ALINE MAYRA COSTA, FELIPE DE SOUZA RIBEIRO, ALBERTO AZOUBEL ANTUNES, KATIA RAMOS MOREIRA LEITE, POLIANA ROMÃO SILVA, PATRICIA RODRIGUES CANDIDO, RUAN CESAR APARECIDO PIMENTA