39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

ABSCESSO PROSTATICO: ASPECTOS CLINICO-CIRURGICOS NA PRATICA MEDICA

Introdução e Objetivo

Embora de ocorrência incomum, o abscesso prostático (AP) é uma infecção genitourinária decorrente da complicação da prostatite bacteriana aguda, ocorrendo em 0,5 a 2,5% dos pacientes com prostatite inflamatória. Além disso pode ocorrer confusão diagnóstica com a síndrome da dor pélvica crônica. Esse trabalho objetiva relacionar a clínica e a terapêutica do AP na prática médica com ênfase no diagnóstico preciso por meio de apresentações clínicas comuns

Método

A metodologia é pautada na revisão de literatura utilizando bases de dados (Lilacs, Medline, Pubmed) para os descritores “prostatic abscess and treatment. O AP afeta mais homens de 20 a 40 anos e acima de 60 anos.

Resultados

Clinicamente, os pacientes podem apresentar dor abdominal, dificuldade para urinar ou retenção urinária aguda. A confirmação diagnóstica requer exames de imagem e intervenções invasivas. Bactérias multirresisitente como bacilos gram negativos produtores de beta lactamase de espectro estendido (ESBL) e S resistente à metcilina aureus (MRSA), estão entre o espectro bacteriano incipiente nessas infeções, sendo necessárias para a seleção antimicrobiana apropriada. O tratamento por meio de drenagem do AP ainda é incerto. Ainda assim, o manejo ideal do AP conforme a literatura inclui antibioticorerapia e drenagem cirúrgica. Portanto,  as práticas de diagnóstico e tratamento de APs permanecem amplamente variadas na literatura devido à falta de diretrizes claras. Com base nas evidências atuais, há recomendações de tratamento com base no tamanho do abscesso, idade do paciente e condição clínica. Embora abscessos menores possam ser adequados para aspiração guiada por antibiótico ou ultrassonografia transrretal, abordagens transuretrais devem ser consideradas para abscessos maiores e mais complexos.

Conclusão

Devido à falta de diretrizes claras de investigação e tratamento associado aos fato de ser um evento relativamente raro, um abscesso prostático pode ser um desafio diagnóstico e de tratamento na prática média real, podendo levar a morbimortalidade significativa.

Área

Infecção

Instituições

Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

JUAN EDUARDO RIOS RODRIGUEZ, MARIANA SIMONATO LORENZINI, DÉBORAH CRISTINA ANDRADE NEVES, FABIANE ZIVANOV ROXO, ALEXANDRE GILBERTO SILVA, PAULO AFONSO LOPES LANGE, MARCELO ALVES ARANHA, LUIZ SERGIO SANTOS