39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

OBESIDADE E CANCER DE PRÓSTATA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Introdução e Objetivo

Em 2013, a European Association of Urology (EAU) sugeriu que a obesidade poderia estar associada ao desenvolvimento do câncer de próstata de alto risco, impulsionando uma crescente de pesquisas nesse contexto. Após 4 anos, a EAU reportou que os estudos mais recentes, até então, apontavam para uma relação diretamente proporcional entre o índice de massa corporal (IMC) e o aumento no risco para câncer de próstata. Contudo, mais estudos eram necessários para elucidar essa associação, que, se comprovada e bem compreendida, tem muito a oferecer ao conhecimento dos processos patológicos envolvidos, bem como a um manejo mais específico de casos suspeitos ou confirmados. Portanto, o objetivo desta revisão é reunir os achados mais recentes disponíveis sobre a relação entre câncer de próstata e obesidade.

Método

Foram selecionados 8 artigos nas plataformas PubMed e Scielo, encontrados após busca dos termos “obesity and prostate cancer”. Ademais, foram considerados apenas artigos publicados há, no máximo, 5 anos e classificados como metanálise, ensaio clínico randomizado ou revisão sistemática.

Resultados

Observou-se a ausência de uma padronização das variáveis estudadas, já que a obesidade foi avaliada em alguns estudos por meio do percentual de tecido adiposo, enquanto, em outros, através do IMC. Sobre o impacto no risco para o Câncer de Próstata, dois estudos apontaram a obesidade como fator de risco para a doença, ao passo que um estudo refutou essa associação.  Nesse sentido, ainda um outro estudo indicou a obesidade como capaz de piorar o prognóstico da neoplasia prostática, favorecendo a doença de alto risco, contudo, sem impacto no risco global do câncer de próstata. Este último estudo propôs também que a influência da obesidade no prognóstico do câncer de próstata ocorreria através de uma modulação do sistema IGF, em especial, dos fatores de crescimento IGF2 e IGFB2, produzidos pela maioria dos órgãos e tecidos humanos e com diferentes atuações, incluindo o crescimento e a diferenciação celular.B

Conclusão

As evidências apontam cada vez mais para uma associação entre o Câncer de Próstata e a obesidade, contudo são necessários mais estudos com o objetivo de compreender melhor essa relação. 

Área

Uro-Oncologia

Instituições

Hospital Vila da Serra - Minas Gerais - Brasil

Autores

GUILHERME AUGUSTO TURBINO RIBEIRO, CLARA DE SOUSA GOMES , ANDRÉ TUNES DE PAULA , TAYNNÁ FERREIRA ARANTES DA COSTA, JOSÉ EDUARDO FERNANDES TÁVORA , LETÍCIA ALVES MOREIRA , DANIEL NUNES DE BRITO, LUCAS KRETLI SANTOS , ARTHUR KALIL NASSER