Dados do Trabalho
Título
PROSTATECTOMIA TRANSVESICAL ASSISTIDA POR ROBO EM PROSTATA VOLUMOSA DE 287G: DICAS E TRUQUES
Introdução e Objetivo
É sabido os inúmeros benefícios da cirurgia robótica hoje bem implementada na urologia. A prostatectomia transvesical é uma técnica milenar para tratamento da hiperplasia prostática benigna em próstatas de tamanhos exorbitantes, a priori, realizada com a via convencional, ganhando destaque com cirurgias minimamente invasivas, atualmente com a implementação da cirurgia assistida por robô ganhando mais precisão e menor morbidade. Buscamos compartilhar experiência em cirurgia robótica no campo de urologia, trazendo estratégias, dicas e truques para ambientação da cirurgia robótica em cenário da hiperplasia prostática benigna, por meio de vídeo narrando cirurgia: prostatectomia transvesical assistida por robô em paciente com 85 anos, com excelentes resultados peri, intra e pós-operatório.
Método
Utilizando vídeo de cirurgia é apresentado caso de paciente com 85 anos, com sintomas severos de LUTS, exames de imagem evidenciando próstata de 287 gramas, descartado neoplasia, sendo realizado prostatectomia transvesical assistida por robô.
Resultados
Diante das particularidades que já envolviam a prostatectomia transvesical por via convencional; espaço reduzido da área de trabalho, pelve masculina, e os tamanhos consideráveis de volume prostático, a via assistida por robô veio trazendo ganhos consideráveis para cirurgião e paciente; menor dor pós-operatória , menor perda de sangue e recuperação pós-operatória mais rápida sem comprometer prognóstico. Sendo necessário compartilhar experiência. Diante de tudo já dito, apresentamos, no vídeo, estratégias para contornar obstáculos; como técnicas de execução de passos cirúrgicos, controle de sangramento e mobilização de adenoma prostático. Durante a cirurgia apresentada houve dificuldade de acesso ao adenoma devido ao volume prostático e diâmetro da pelve; demonstramos particularidades da cirurgia robótica que facilitam a abordagem diante de tal cenário. Cirurgia ocorreu sem intercorrência, tempo de console : 1h e 40 min , perda sanguínea de 230ml, com alta hospitalar em menos de 24h e retirada de sonda vesical com 5 dias de pós operatório, com resolução de sintomas obstrutivos.
Conclusão
Desta forma, compartilhamos estratégias na realização da cirurgia robótica em campo de cirurgias convencionais, trazendo mais precisão e maior leque de opções para contorno de adversidades implícitas em cirurgia de prostatectomia transvesical, ressaltando a importante desta troca para desenvolvimento da cirurgia robótica no cenário urológico e seus benefícios.
Área
HPB
Instituições
hospital materdei - Bahia - Brasil
Autores
YZA MARIANA CONCEIÇAO BRITO, NILO CESAR LEAO BARRETTO DE SOUZA, NILO JORGE CARVALHO LEAO BARRETTO, LEONARDO MARQUES CALAZANS, HAMILTON FRANCO FILHO, ALEXANDRE AZEVÊDO ZIOMKOWSKI, TIAGO LINS UEHBE