Dados do Trabalho
Título
PENIS DE MACACO RHESUS (MACACA MULATTA) COMO MODELO PARA ESTUDOS EXPERIMENTAIS
Introdução e Objetivo
A disfunção erétil tem sido analisada utilizando como modelo de estudo o pênis de diferentes espécies, que possuem semelhanças com as características do pênis humano. Portanto, o objetivo do nosso estudo é caracterizar os componentes do corpo cavernoso do pênis de macacos Rhesus (Macaca mulatta) como modelo para estudos experimentais de disfunção erétil.
Método
Dez pênis de macacos Rhesus adultos foram coletados, fixados em formalina tamponada a 10% e processados para inclusão em parafina. Foram realizados cortes histológicos de 5 micrômetros de espessura que foram corados que foram corados por técnicas histoquímicas para análise da área do corpo cavernoso, espessura da túnica albugínea e densidades de área de fibras colágenas, fibras musculares e fibras do sistema elástico. As análises histomorfométricas foram realizadas a partir de fotomicrografias com o software ImageJ. A análise estatística foi realizada com o software GraphPad Prism 6 (p<0,05).
Resultados
A análise quantitativa dos parâmetros analisados no corpo cavernoso do pênis de macaco Rhesus apresentou os seguintes valores: área do corpo cavernoso (20,33 ± 5.67 mm²); espessura da túnica albugínea (0,73 ± 0,23 mm); densidade de fibras colágenas (15,47 ± 6,29%); densidade de fibras musculares (31,52 ± 9,93%); e densidade de fibras do sistema elástico (8,46 ± 3,20%).
Conclusão
Os resultados do nosso estudo mostraram que o corpo cavernoso do macaco Rhesus apresenta semelhança com os corpos cavernosos do homem, podendo ser um bom modelo para estudos experimentais sobre o pênis.
Área
Ciência Básica
Instituições
Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
EDILAINE FARIAS ALVES, CARLA BRAGA MANO GALLO, MARCELO ABIDU FIGUEIREDO, WALDEMAR SILVA COSTA, FRANCISCO JOSÉ BARCELLOS SAMPAIO