39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

PROSTATECTOMIA RADICAL E ALTERAÇOES PROVOCADAS NA AUTOIMAGEM GENITAL

Introdução e Objetivo

A autoimagem genital é um importante componente da imagem corporal e um dos elementos integrantes da função sexual, sendo definida como as atitudes, comportamento e opinião do indivíduo em relação ao seu genital. Exerce efeito direto na atratividade sexual autopercebida dos homens, bem como pode ser um preditor da função sexual. Complicações físicas pós prostatectomia radical, como incontinência urinária e disfunção erétil, além do diagnóstico e do tratamento podem suscitar efeitos deletérios na qualidade de vida e autoimagem genital dos pacientes. Este estudo objetiva mensurar esse impacto através de instrumentos validados.

Método

Estudo observacional longitudinal. Aplicou-se um questionário durante a internação para realização da prostatectomia radical e 6 meses após a cirurgia, abordando características sociodemográficas e as seguintes escalas: Índice Internacional de Função Erétil, Escala de Apreciação Corporal, Escala de Autoestima de Rosenberg e Male Genital Self-Image Scale. Para análise estatística usou-se o teste de Wilcoxon para amostras pareadas.

Resultados

Participaram do estudo 14 pacientes, com idade mediana de 68,5 anos. Os resultados das medianas dos scores pré e pós-operatórios e p-valor estão detalhados na tabela.

 

Conclusão

Esse é o primeiro estudo a avaliar a autoimagem genital dos pacientes que realizaram PR através do Male Genital Self-Image Scale, assim como o primeiro estudo a avaliar esses pacientes antes e após a cirurgia pela Escala de Apreciação Corporal e Escala de Autoestima de Rosenberg. Não foram encontradas associações significativas em relação às alterações nos resultados dos scores seis meses após a cirurgia. A continuidade desse estudo, com aumento no número de participantes, pode elucidar possíveis casualidades e ajudar os profissionais da saúde a fazer um melhor planejamento de saúde para essa população baseados também nos aspectos psicossociais por eles enfrentados.

Área

Disfunção Sexual

Instituições

UFSM - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

GUILHERME LANG MOTTA, FABRISCIO BIOLO VIEIRA, RAFAELA ANVERSA SCHREINER