39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

PROSTATECTOMIA SIMPLES ROBOTICA COM PRESERVAÇAO DE URETRA: VIDEO DA EXPERIENCIA INICIAL DE UM CENTRO CIRURGICO BRASILEIRO

Introdução e Objetivo

A hiperplasia prostática benigna é uma doença comum entre os homens mais velhos. O desenvolvimento de técnicas cirúrgicas progrediu, sendo a prostatectomia robótica simples uma das técnicas minimamente invasivas eficazes para próstatas maiores. No entanto, a disfunção ejaculatória continua sendo um problema pós-operatório comum, impactando a qualidade de vida dos pacientes. Em 1990, Dixon e cols. foram os primeiros a descrever a abordagem poupadora da uretra, que mantinha a ejaculação anterógrada. Recentemente, Wang et al. realizaram a primeira prostatectomia simples robótica poupadora de uretra. Nós apresentamos um vídeo da experiência inicial com a prostatectomia simples robótica com preservação de uretra em um centro cirúrgico brasileiro de alto volume com um cirurgião robótico experiente.

Método

Estudo retrospectivo, observacional, do tipo série de casos de pacientes com hiperplasia prostática benigna maciça (> 80 ml) e com indicação de tratamento cirúrgico, submetidos a prostatectomia simples robótica com preservação de uretra em um centro brasileiro com alto volume cirúrgico. Todas as cirurgias foram realizadas por um cirurgião robótico experiente que realizou mais de 500 prostatectomias robóticas. Avaliamos a reprodutibilidade da prostatectomia simples robótica com preservação de uretra em nosso centro, analisando o nível de preservação da uretra e os resultados pós-operatórios, principalmente a preservação da ejaculação anterógrada.

Resultados

Três pacientes submetidos a prostatectomia simples robótica com preservação de uretra em nosso centro em 2022 foram incluídos. A idade média e o volume da próstata foram, respectivamente, 67,7 anos (42 - 89) e 88,9 ml (85,6 - 92). Nenhum dos pacientes tinha um lobo mediano. A preservação total da uretra foi alcançada em todos os pacientes, sem falhas e conversão para prostatectomia simples robótica padrão. O tempo operatório médio de prostatectomia simples robótica com preservação de uretra foi de 98min (86 – 118). Não houve complicações intra-operatórias. Dois dos três pacientes mantiveram a ejaculação anterógrada (66,7%), mas com volume reduzido. Não houve complicações pós-operatórias e os pacientes seguem em acompanhamento para avaliar os resultados a longo prazo.

Conclusão

Nossos resultados sugerem que a prostatectomia simples robótica com preservação de uretra pode ser implementada com bons índices de preservação da uretra e ejaculação anterógrada, desde que realizada por cirurgião robótico experiente.

Área

HPB

Instituições

Hospital Moriah - São Paulo - Brasil

Autores

JOÃO PÁDUA MANZANO, JOÃO HENRIQUE SENDRETE DE PINHO, DAVI SOUZA CONSTANTIN, VINICIUS MENEGUETTE DE SOUZA, THAINA DE OLIVIRA AZAMBUJA, FREDERICO BARBOSA, JAIME COMAR, FABRIZIO MESSETTI, DANIEL BELTRAME, RICARDO VITA