39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

USO DE INDOCIANINA VERDE EM RECONSTRUÇAO URETERO-URETERAL ROBOTICA POR ESTENOSE URETERAL SECUNDARIA A URETERORRENOLITOTRIPSIA

Introdução e Objetivo

A ureterorrenolitotripsia é um dos principais procedimentos realizados pelo urologista. Sua taxa de complicação vai de 9 a 25%, sendo em sua maioria quadros leves sem necessidade de intervenção. A estenose de ureter é rara, correspondendo a menos do que 1%. Este relato de caso tem como objetivo apresentar uma reconstrução de ureter com uso de indocianina verde para identificar o ponto de estenose ureteral.  

Método

Paciente sexo masculino, 38 anos, história de ureterolitíase e tentativa de tratamento endoscópico prévio sem sucesso. Compareceu ao nosso serviço com quadro de cólica nefrética e tomografia revelando cálculo de 5 mm impactado em ureter proximal. Realizado nova tentativa de tratamento endoscópico sem sucesso devido a ponto de estenose puntiforme na transição do ureter próxima pro médio. Realizada drenagem ureteral com implante de cateter duplo J. Tentada dilatação endoscópica de ureter 4 semanas após implante de cateter duplo J sem sucesso. Optado por tratamento cirúrgico com a proposta de reconstrução ureteral com anastomose uretero-ureteral termino terminal.  

Resultados

Durante procedimento, após liberação do cólon e identificação do ureter, foi injetado indocianina verde de forma vesical com refluxo da mesma através do cateter duplo J pelo ureter. No ponto de estenose, através do infra-vermelho, identificamos uma característica de falha de enchimento o qual possibilitou a precisão no ponto de estenose e posterior reconstrução do ureter através de anastomose término-terminal e implante de novo cateter duplo J.

Conclusão

O uso da indocianina verde em cirurgias colo retais, ginecológicas e urológicas está crescente através das tecnologias de plataforma robóticas com infravermelho. Identificar o ponto de estenose ureteral pode ser desafiador em cirurgias reconstrutoras. Muitas vezes opta-se por realizar ureterorrenoscopia imediatamente ao procedimento para diferenciar a área de estreitamento e ureter  saudável.Nesse caso, optamos pela utilização tópica, através do refluxo pelo cateter duplo J, para identificar ponto de estenose ureteral puntiforme com sucesso. Essa tática pode ser útil para ter mais segurança do ponto de anastomose além de abrir possibilidades como o uso através de cateter ureteral implantado previamente a cirurgia ou mesmo de forma endovenosa.  

Área

Litíase / Endourologia

Instituições

IBCR – INSTITUTO BAIANO DE CIRURGIA ROBÓTICA - Bahia - Brasil

Autores

HAMILTON FRANCO FILHO, NILO JORGE LEÃO BARRETTO, LEONARDO MARQUES CALAZANS, NILO CÉSAR LEÃO , YZA MARIANA CONCEIÇÃO BRITO, ALEXANDRE AZEVEDO ZIOMKOWSKI, TIAGO UEHBE ACCIOLY LINS , FELIPE PINHO E ALBUQUERQUE SILVA, JOÃO RAFAEL LIBÓRIO ESTRELA, WENDEL SOUZA KRUSCHEWSKY