Dados do Trabalho
Título
COMPARAÇAO DE CUSTOS ENTRE PROSTATECTOMIA RADICAL ANTEROGRADA ABERTA E ROBOTICA EM UM HOSPITAL UNIVERSITARIO PUBLICO
Introdução e Objetivo
A prostatectomia radical (PR) é considerada o padrão ouro para o tratamento do câncer de próstata localizado. Embora a PR robótica tenha sido amplamente adotada, ainda não há comprovação de sua superioridade em relação à PR aberta. Alguns estudos sugerem vantagens em termos de custo-benefício da abordagem robótica. O objetivo deste estudo é analisar os custos com base nas faturas hospitalares das PRs robóticas em comparação com as PRs abertas anterógadas.
Método
Foram avaliadas as faturas hospitalares em Reais (R$) de doze pacientes que participaram de um estudo prospectivo comparando a PR aberta anterógada com a PR robótica. O cálculo base das faturas consistiu no valor pago pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a PR oncológica, acrescido de alguns insumos e despesas extras. É importante mencionar que essas faturas não representam os custos reais, pois não é possível calcular esse valor devido à falta de transparência nos pagamentos pelo SUS. No caso das cirurgias robóticas, foram incluídos os custos das pinças e dos insumos, como as capas estéreis para os braços robóticos, sendo que o custo do robô (equipamento) não foi contabilizado.
Resultados
Os custos em Reais das duas cirurgias estão apresentados na tabela abaixo: Os custos da PR robótica são superiores aos da PR aberta anterógada, mesmo sem considerar as pinças e os insumos robóticos. Existem outros fatores que não puderam ser avaliados neste estudo devido à falta de transparência nos pagamentos do SUS, como o tempo de sala cirúrgica e a presença de profissionais especializados, que favorecem a PR aberta antenrógada, e o tempo de internação, que é desfavorável para a PR aberta antenrógada. No entanto, a diferença significativa nos custos levanta questionamentos sobre o custo-benefício da PR robótica no sistema público de saúde do Brasil.
Conclusão
Os custos da PR robótica são muito superiores aos custos da PR aberta anterógrada em um Hospital Público Universitário.
Área
Uro-Oncologia
Instituições
HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
Gabriel Moreira Crelier, GABRIELA SEIGNEUR BARROSO, RODRIGO BARCELOS ALVES, FABRICIO BORGES CARRERETTE, DANIELA BOUZAS RODEIRO, ALBA LUCIA DA SILVA CUNHA, RUI DE TEÓFILO E FIGUEIREDO FILHO, VICTOR SENNA DINIZ, GISELE PASSOS CABRAL BENJAMIN, RONALDO DAMIÃO