39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

PREVALENCIA E FATORES ASSOCIADOS A LINFOCELE SINTOMATICA EM PACIENTES SUBMETIDOS A PROSTATECTOMIA RADICAL ROBOTICA COM LINFADENECTOMIA: ESTUDO RETROSPECTIVO DE 354 CASOS

Introdução e Objetivo

A prostatectomia radical robótica com linfadenectomia pélvica é o padrão-ouro para o tratamento cirúrgico do câncer de próstata não metastático de intermediário e de alto risco. A complicação mais comum após a linfadenectomia é a formação de linfocele. A taxa de linfocele sintomática varia de 2% a 10% na literatura, sendo um importante fator de morbidade pós-operatória. Nessa análise retrospectiva de 354 pacientes submetidos a prostatectomia radical robótica com linfadenectomia nós analisamos a prevâlencia e os fatores associados a linfocele sintomática.

Método

Foram avaliados todos os pacientes submetidos a prostatectomia radical robótica com linfadenectomia por nossa equipe entre junho de 2016 e dezembro de 2022. Após a análise da prevalência de linfocele sintomática, os pacientes foram divididos em dois grupos, com e sem linfocele sintomática, sendo as variáveis: idade, índice de massa corporal, PSA, tempo de cirurgia, volume do aspirador, tempo de internação, escore de ISUP na patologia e o número de linfonodos retirados, comparadas entre esses grupos por meio dos testes Qui-quadrado e T de Student, de acordo com o tipo da variável. Em todas as análises foi considerado nível de significância < 0,05.

Resultados

A prevalência de linfocele sintomática nessa amostra de pacientes submetidos a prostatectomia radical com linfadenectomia foi de 1,98% (7/354), que é ligeiramente menor que a taxa  mínima reportada na literatura. As características basais dos pacientes estão sintetizadas na Tabela 1.

Em nossa análise, o indice de massa corporal (p = 0,0408), o número de linfonodos retirados (p = 0,0067) e o tempo de internação (p = 0,0074) foram fatores associados a presença de linfocele sintomática (Tabela 2).

Conclusão

A prevalência de linfocele sintomática em pacientes submetidos a prostatectomia radical robótica com linfadenectomia é aproximadamente 2%. Maiores indices de massa corporal, número de linfonodos retirados e tempo de internação, são fatores associados a presença de linfocele sintomática.

Área

Uro-Oncologia

Instituições

Hospital Moriah - São Paulo - Brasil

Autores

JOÃO PÁDUA MANZANO, JOÃO HENRIQUE SENDRETE DE PINHO, DAVI SOUZA CONSTANTIN, VINICIUS MENEGUETTE DE SOUZA, THAINA DE OLIVEIRA AZAMBUJA, FREDERICO BARBOSA, JAIME COMAR, FABRIZIO MESSETTI, DANIEL BELTRAME, RICARDO VITA