Dados do Trabalho
Título
SERIE DE CASOS DO SERVIÇO DE UROLOGIA PEDIATRICA EM LITIASE URINARIA PEDIATRICA EM UM HOSPITAL UNIVERSITARIO NO NORDESTE BRASILEIRO
Introdução e Objetivo
A litíase do trato urinário é uma doença pouco prevalente na população pediátrica, entretanto observou-se um aumento de incidência e prevalência da patologia nas últimas décadas. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência do Hospital Universitário da Universidade Federal do Maranhão no tratamento cirúrgico da litíase do trato urinário na população pediátrica, avaliando o perfil epidemiológico, sintomatologia, tipo de procedimentos, tempo de permanência do cateter duplo J e complicações relacionadas.
Método
Trata-se de estudo descritivo, observacional, do tipo série de caso, realizado entre janeiro de 2022 e fevereiro de 2023 no Hospital Universitário Presidente Dutra - UFMA. Foram utilizados os prontuários eletrônicos (AGHU) disponibilizados no sistema digital de dados.
Resultados
Foram avaliados 23 pacientes cuja média de idade foi de 8,3 anos. Todos os pacientes apresentaram alguma sintomatologia; sendo a cólica nefrética o sintoma mais prevalente (63%), seguida por hematúria (26%) e disúria (5%). A infecção do trato urinário (ITU) foi diagnosticada em 47% dos pacientes, sendo 1 caso de ITU de repetição e 1 caso de sepse urinária. Não foi possível correlacionar esses casos a distúrbios metabólicos uma vez que apenas dois pacientes realizaram avaliação metabólica. A maioria dos pacientes foi submetida à ureterorrenolitotripsia flexível (82%) com tempo cirúrgico médio de 72 minutos, seguida de nefrolitotripsia percutânea (4,6%), videolaparoscopia (4,3%) e ECIRS (4,3%). O tempo de permanência médio do cateter duplo J em nossos pacientes foi de 68 dias. Houve uma taxa de complicação de 5,26%, representada por um paciente que apresentou sangramento intraoperatório, sem necessidade de transfusão sanguínea.
Conclusão
O tratamento de litíase urinária em pacientes pediátricos é factível desde que o serviço disponibilize estrutura, equipamentos e instrumentais endoscópicos miniaturizados para a abordagem pediátrica, além da equipe treinada em cirurgia urológica pediátrica.
Área
Urologia Pediátrica
Instituições
Hospital Universitário Presidente Dutra - Maranhão - Brasil
Autores
PALOMA LARISSA ARRUDA LOPES, VICKTOR BRUNO PEREIRA PINTO, VINÍCIUS DE OLIVEIRA WALLIM, AMANDA JORDÃO SILVA DE DEUS, RAFAEL CAMPOS SILVA, BENITO JÚNIOR SANTOS DA COSTA, ISABELLA BARRETO FROZ, TEREZA CRISTINA MONTEIRO DE MELO PRAZERES, ANTONIO EDUARDO DANTAS SILVA, DANIEL COELHO DE SOUZA