39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

ANALISE URETROSCOPICA FLEXIVEL APOS 180 DIAS DA REALIZAÇAO DO UROLIFT® PARA O TRATAMENTO DA HIPERPLASIA PROSTATICA BENIGNA

Introdução e Objetivo

O Urolift é uma opção minimamente invasiva para o tratamento da hiperplasia prostática benigna, melhorando a qualidade da micção dos pacientes, reduzindo o período de internação, proporcionando uma recuperação mais breve, com possibilidade de realização do procedimento em ambiente ambulatorial/hospital-dia e preservando a função sexual. De acordo com a literatura, há uma melhora dos paramêtros miccionais e da qualidade de vida de forma duradoura, com preservação da função eejaculatória No entanto, há poucos estudos que avaliam a manutenção da abertura uretra prostática de forma duradoura após o procedimento.

Realizar a avaliação visual através da uretroscopia flexível miccional da abertura da uretra prostática após 180 dias da realização do procedimento de Urolift.

Método

Foram selecionados 2 vídeos de procedimentos realizados em pacientes submetidos ao tratamento da HPB com o uso do Urolift, no período fevereiro de 2022 a maio de 2023 no Hospital Militar de Área de São Paulo. Após 180 dias do procedimento, os pacientes foram submetidos à realização de uretroscopia flexível miccional em regime ambulatorial, sob anestesia local, para avaliar a manutenção da abertura da uretra prostática e a retração do adenoma na área de grampeamento na uretra prostática. A análise da manutenção da abertura da uretra prostática foi realizada em comparação com as gravações ao final do implante do Urolift.

Resultados

Na análise comparativa dos vídeos foi observado que, após 180 dias, em ambos os casos houve manutenção da abertura da uretra prostática obtida no pós operatório imediato, mantendo um canal anterior pérvio e com ampla visualização do colo vesical, também sendo observada retração do adenoma prostático nas áreas de grampeamento.

Conclusão

Nesta análise foi possível avaliar que o Sistema Urolift promove abertura duradoura da uretra prostática após 6 meses do tratamento da HPB, corroborando e justificando os resultados apresentados em literatura.

Área

HPB

Instituições

Hospital Militar de Área de São Paulo - São Paulo - Brasil

Autores

RAFAEL TSUTOMU MARTINS YADOYA, MATHEUS MARQUES PAULO NETO, CASSIANO DE OLIVEIRA DONIZETTI, MICKAEL SÁVIO DE OLIVEIRA BALDUINO, JOÃO DE ALCÂNTARA CHELONI, THAINÃ DE OLIVEIRA AZAMBUJA, RUBENS PEDRENHO NETO, HENRIQUE CUNHA VIEIRA, RODRIGO PERRELLA, RICARDO VITA