39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇAO DO IMPACTO ONCOLOGICO DAS DIFERENTES TECNICAS CIRURGICAS DE TRATAMENTO DO CANCER DE PENIS

Introdução e Objetivo

As técnicas cirúrgicas de preservação peniana são superiores em resultados funcionais em comparação com a penectomia total e são consideradas os principais métodos de tratamento para casos localizados de câncer de pênis. Um requisito de todos esses procedimentos é a ressecção completa do tumor, confirmada por congelação intraoperatória e margens patológicas negativas.

Avaliar o impacto das diferentes técnicas cirúrgicas de tratamento do câncer de pênis nos resultados oncológicos (sobrevida global, sobrevida câncer específica, sobrevida livre de recidiva local, sobrevida livre de recidiva linfonodal e sobrevida livre de metástase).

Método

Analise prospectiva, entre 2020 e 2023, 35 pacientes com câncer de pênis confirmado histologicamente foram submetidos a diferentes técnicas cirúrgicas de tratamento (exérese de lesão, postectomia, glandectomia, penectomia parcial e penectomia total). Posteriormente, a sobrevida global, a sobrevida câncer específica, a sobrevida livre de recidiva local, a sobrevida livre de recidiva linfonodal e a sobrevida livre de metástase foram determinadas conforme a técnica cirúrgica utilizada e realizada uma análise comparativa entre elas.

Resultados

A escolha da técnica cirúrgica para tratamento do câncer primário e a realização da linfadenectomia inguinal foi baseado nas orientações do guideline da european association of urology de 2023. Independente da técnica cirúrgica aplicada, os pacientes não apresentaram diferença estatística significativa nas taxas de sobrevidas conforme a imagem 1.

 

Imagem 1 –  A) Sobrevida global; B) Sobrevida livre de recidiva peniana; C) Sobrevida livre de recidiva inguinal e D) Sobrevida livre de metástase a distância.

Conclusão

As diferentes técnicas cirúrgicas utilizadas no tratamento do câncer de pênis apresentaram resultados oncológicos comparáveis em pacientes adequadamente selecionados.

Área

Uro-Oncologia

Instituições

HOSPITAL UNIVERSITARIO CASSIANO ANTONIO MORAES - HUCAM - Espírito Santo - Brasil

Autores

GUSTAVO EMILIO COSTA DE ALMEIDA, VICTOR FERNANDES NEGRIS LIMA, RAYANE CREMASCO MARTINS, BRENDA COMPER, GUSTAVO RUSCHI BECHARA, JULIANO BERTOLLO DETTONI, WALAS SILVERIO DA ROCHA, LUCIANA RODRIGUES CARVALHO BARROS, CAROLINE SECATTO TRES, CLAUDIO FERREIRA BORGES