39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

HIPOGONADISMO COMPENSADO EM HOMENS COM DOENÇA FALCIFORME: ESTUDO CASO-CONTROLE.

Introdução e Objetivo

O hipogonadismo compõe o quadro clínico multissistêmico da Doença Falciforme (DF), pode ser classificado em hipergonadotrófico, hipogonadotrófico ou compensado, que se caracteriza por níveis normais de testosterona mediante hiperfunção do eixo central. Porém, pouco se sabe sobre a prevalência do hipogonadismo compensado (HC) nessa população. O objetivo deste estudo é comparar a prevalência de HC em homens com DF com um grupo controle de mesma idade que não possui a doença.

Método

Foi realizado um estudo de corte transversal previamente aprovado pelo CEP-UEFS e participação condicionada a assinatura prévia do TCLE. A coleta de dados aconteceu no período de agosto de 2021 a agosto de 2022. Os casos foram homens com idade≥18 anos e diagnóstico de DF acompanhados em um centro de referência em DF. Os controles foram homens de igual idade avaliados numa clínica urológica. Entre os critérios de exclusão: não ter história de comprometimento testicular (tumores, cirurgias, criptorquidia) e crise álgica no momento da entrevista. Foram analisados idade, testosterona total e níveis de LH e FSH.

Resultados

109 pacientes foram incluídos na análise: 32 casos de DF e 77 controles. As medianas das idades foram de 33 anos [IIQ 26-41] x 32 anos [IIQ 26-40]. Dentre os pacientes com DF, 23 foram HbSS e 09 HbSC, apenas quatro usavam hidroxiureia. Ambas as amostras obtiveram prevalência equivalente de hipogonadismo secundário, 6,25% (2/32) DF versus 6,49% (5/77) controle, entretanto, a prevalência de HC dentre aqueles com TT>300 ng/dl foi de 30% (9/30) nos casos (DF) e de 2,78% (2/72) nos controles (OR=15,00 [3,32-71,17] IC95% (p

Conclusão

Demonstramos na amostra de homens com DF alta prevalência de hipogonadismo, sobretudo de HC, quando comparada à população geral. Tais achados sugerem que o eixo hipotálamo-hipófise desses pacientes exerce uma hiperfunção para compensar o prejuízo existente em sua função gonadal.

Área

Disfunção Sexual

Instituições

Universidade Estadual de Feira de Santana - Bahia - Brasil

Autores

JAIR BOMFIM SANTOS, ANNA PALOMA MARTINS ROCHA RIBEIRO, CAROLINE SANTOS SILVA, SORAYA FERNANDA CERQUEIRA MOTTA, JEAN CARLOS ZAMBRANO CONTRERAS, MATHEUS SOUZA MOURA, TYSON ANDRADE MIRANDA, CARLOS AUGUSTO FERNANDES MOLINA, EDUARDO PAULA MIRANDA, JOSÉ BESSA JÚNIOR