Dados do Trabalho
Título
ANALISE EPIDEMIOLOGICA DOS OBITOS POR NEOPLASIA MALIGNA DE PROSTATA EM SALVADOR - BAHIA DURANTE O PERIODO 2000-2010 COMPARANDO COM 2011-2020.
Introdução e Objetivo
INTRODUÇÃO: A neoplasia maligna de próstata se caracteriza por ser tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra. Dessa forma, o câncer de próstata é o segundo tipo mais frequente entre os homens, depois do câncer de pele. Essa neoplasia em alguns casos de desenvolve de forma lenta e não ameaça à saúde do homem, porém em outros casos ela pode se desenvolver rapidamente, causando uma metástase e podendo levar o indivíduo a morte. Em 2022 foram registrados mais de 65mil novos casos de câncer de próstata e mais de 15 mil óbitos no Brasil. Ademais, possíveis fatores de risco para o aumento desse tipo de neoplasia são a idade e o histórico familiar. OBJETIVO: Analisar o aumento do número de óbitos por neoplasia de próstata no estado Bahia, especialmente em Salvador, no período de 2000 – 2010 comparando com o período de 2011 – 2020.
Método
METODOLOGIA: Trata-se de um estudo ecológico de série que analisou o número de óbitos por neoplasia de próstata no estado Bahia de 2000 a 2010 comparando com o período 2011 a 2020. Os dados foram coletados através da Plataforma Tabnet (DATASUS) e analisados segundo as variáveis faixa etária, região metropolitana, ano de ocorrência e cor/raça, sendo considerado na análise das variáveis cor/raça e região metropolitanas apenas as faixas etárias de 50 anos a 80 anos ou mais.
Resultados
RESULTADOS: Houve um aumento de 37,18% dos casos de óbitos por neoplasia maligna de próstata quando comparado os anos de 2000-2010 com 2011- 2020. Na região metropolitana da grande Salvador houve aumento no número de óbitos em todos os municípios, exceto nos municípios de Candeias, Pojuca e São Francisco do Conde. A análise da variável cor/raça revelou que as raças parda, branca e preta apresentaram elevação no número de óbitos, sendo a raça parda a com maior aumento em números absolutos. A análise da faixa etária mostrou que indivíduos de 50 anos até 80 anos ou mais morreram mais no período de 2011 a 2020, sendo a faixa etária 60 – 69 a que concentrou maior crescimento no número de óbitos 74,3%.
Conclusão
CONCLUSÃO: Os resultados do estudo exigem que mais pesquisas investiguem o real impacto dos anos sobre a mortalidade por neoplasia maligna de próstata, uma vez que esta pode ter influências diversas.
Área
Uro-Oncologia
Instituições
UNIME - Bahia - Brasil
Autores
ANNA KLARA BREMER MOREIRA, BEATRIZ SAMPAIO MOREIRA, LUCAS FREDERICO SILVEIRA AMORIM, LORENA NOVAES VIANA, BRUNA BARROS AMARAL, ANA CLARA ALMEIDA COSTA