39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

TAXA DE ERRO NO ESTADIAMENTO DE CARCINOMAS DE CELULAS RENAIS PELA TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA EM UM HOSPITAL UNIVERSITARIO

Introdução e Objetivo

O carcinoma de células renais representa aproximadamente 3% das neoplasias nos adultos. A tomografia computadorizada (TC) é o método de eleição para diagnóstico e estadiamento clínico - com acurácia de até 91%. O sistema TNM - Tumor, Node, Metastasis - é a classificação mais utilizada para estadiar os tumores, com implicação direta no tratamento e prognóstico. O objetivo deste trabalho é avaliar, em um hospital universitário, a precisão da TC - quando comparada ao exame anatomopatológico (AP) - quanto à determinação do estadiamento local (T) de carcinomas de células renais.

Método

Foram incluídos pacientes com carcinoma de células renais submetidos a nefrectomia entre os anos de 2017 e 2023 em um hospital universitário de nível terciário. O estadiamento TNM foi realizado por TC no pré-operatório e comparado com o AP - ambos seguindo as recomendações da American Joint Committee Cancer (8ª edição, 2017). A análise estatística foi realizada através das frequências absolutas e relativas, mediana do erro e acurácia.

Resultados

Foram avaliados 53 pacientes - 62,3% do sexo masculino. Os estadiamentos clínicos mais prevalentes foram T1a e T1b tanto na TC (32,1% e 35,8%, respectivamente), quanto no AP (ambos representando 34%). O estadiamento baseado na TC foi discordante do AP em 43,4% dos casos, sendo subestimado pela TC em 60,9% destes. A divergência ocorreu principalmente nos estádios T1a (5), T1b (7) e T3a (7) - definidos pelo exame AP. A mediana do erro cometido pela TC em relação ao tamanho do tumor nos estádios T1a e T1b foi de 7,5 mm (mínimo: 2 mm; máximo: 21 mm). No que diz respeito ao estádio T3a, a TC se mostrou imprecisa na determinação de invasão de gordura do seio renal e/ou estruturas vasculares - com acurácia de 79,24%.

Conclusão

A TC apresentou uma elevada taxa de erro (43,4%) na definição do estadiamento local (T) da classificação TNM neste trabalho, sendo superior a dados reportados - os quais apontam uma acurácia de cerca de 80%. As principais imprecisões foram relacionadas ao tamanho do tumor e definição de invasão do seio renal e/ou estruturas vasculares (T3a). Estudos prévios já indicaram sensibilidade reduzida da TC, com valores de 79,4% e 71-88%. Estes dados atentam para a possibilidade de que embora as recomendações dos guidelines sejam embasadas em exames com acurácia teórica igual ou superior a 80%, as decisões terapêuticas sejam tomadas com base em exames com acurácia significativamente inferior àquela prevista na literatura.

Área

Uro-Oncologia

Instituições

Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

JUAN EDUARDO RIOS RODRIGUEZ, PAULO AFONSO LOPES LANGE, FABIANE ZIVANOV ROXO, ALEXANDRE GILBERTO SILVA, DÉBORAH CRISTINA ANDRADE NEVES, FERNANDA BIASI DA CUNHA, CAIO CESAR SOUZA SMANIOTO, NATHÁLIA MITSUE KISHI, ALEXANDRE CAVALHEIRO CAVALLI