39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

METODOS DE AVALIAÇAO DA QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM IMPLANTE DE PROTESE PENIANA: UMA REVISAO SISTEMATICA

Introdução e Objetivo

Tem-se bem estabelecido que o implante de prótese peniana é um dos tratamentos eficazes para disfunção erétil tendo importante melhora da qualidade de vida do paciente e de suas parcerias sexuais. Entretanto, a não padronização na avaliação dessa taxa dificulta sua análise, a tornando um dado bastante subjetivo.O objetivo desta revisão, portanto, é de analisar as metodologias utilizadas para avaliação de qualidade de vida em pacientes pós implante de prótese peniana. 

Método

Revisão sistemática fundamentada nas bases SciELO e PubMed tendo como busca os filtros ‘penile prosthesis‘ , ‘quality of life‘ e ‘erectile dysfunction‘ no período de 2013 até 2023. Foram revisados os artigos que se utilizaram de scores com o intuito de avaliar qualidade de vida do paciente com implante de prótese peniana. Foram selecionados 9 artigos, totalizando um n=857.

Resultados

Durante a revisão, foi avaliada uma população de 857 pacientes submetidos a cirurgia de implante de prótese peniana, tendo como resultado 84,3% de satisfação com a cirurgia. Para avaliação da qualidade de vida, alguns questionários foram utilizados. O ‘Índice Internacional de Função Erétil’ (IIFE-5) e ‘Erectile Dysfunction Inventory of Treatment Satisfaction’ (EDITS), ambos validados, foram utilizados em 664 e 382 pacientes, respectivamente. Além disso, 540 avaliações foram realizadas por questionários não validados e 95 utilizaram-se do ‘Quality of Life and Sexuality with Penile Prosthesis’ (QoLSPP), validado na Itália em 2014. Em vários dos artigos os autores evidenciaram a impossibilidade dos avaliados em responderem aos questionários IIFE-5 e EDITS. Dos questionários utilizados apenas o QoLSPP possui perguntas que abordam a população estudada.

Conclusão

Atualmente, os questionários validados em portugês para avaliação de qualidade de vida e disfunção erétil, IIFE-5 e EDITS, não abrangem a população avaliada nessa revisão - portadores de prótese peniana, tornando necessário o uso de adaptações e questionários não validados para obtenção destes dados. O questionário QoLSPP pareceu abordar a população estudada nesta revisão, entretanto não foi muito utilizado, sendo um dos motivos a ausência de validação em outras línguas - como o português.  Sendo assim, a avaliação da qualidade de vida em pacientes com implante de prótese peniana é majoritariamente subjetiva. Portanto, as estatísticas relativas a este dado devem ser analisadas com parcimônia quando não realizadas com ferramentas padronizadas para esta população.

Área

Disfunção Sexual

Instituições

FAMERP - São Paulo - Brasil

Autores

CAIA CABRAL FRAGA CARVALHO, GUILHERME CABRAL FRAGA CARVALHO, RICARDO HENRIQUE DE RIZZO, GUILHERME CERQUEIRA GONZALES, HENRIQUE RABELO CORTINES, CARMEN SILVIA COSTA ELIAS FERNANDES, THIAGO DA SILVEIRA ANTONIASSI, LUIS CESAR FAVA SPESSOTO, FERNANDO NESTOR FACIO JUNIOR, JOAO HENRIQUE GODOY RODRIGUES