39° Congresso Brasileiro de Urologia

Dados do Trabalho


Título

ANALISE DE COMPLICACAO POS-OPERATORIA DE PACIENTES SUBMETIDOS A URETROPLASTIA EM LITOTOMIA

Introdução e Objetivo

A posição de litotomia é comum em procedimentos urológicos e necessária para uma adequada expoisção perineal frequentemente utilizada em uretroplastias. No passado utilizava-se a litotomia forçada porém a apresentava maiores complicações como rabdomiólise e trombose de membros inferioes.Atualmente com evolução da técnica, cirurgia em 2 equipes e melhora dos materiais a taxa de complicações deste posicionamento diminuiu.A rabdomiólise ocorre devido lesão direta ou indireta do músculo esquelético devido posicionamento, é definida com valor de creatinafosfoquinase (CPK) acima de 500 UI/mL e em alguns casos podem evoluir com piora da função renal.Objetivo deste estudo é avaliar relação entre o valor de CPK e alteração da função renal em pacientes submetidos a uretroplastia em posição de litotomia.

Método

Estudo retrospectivo, descritivo e observacional.A população inclusa no estudo foram pacientes submetidos a uretroplastia entre janeiro 2021 a dezembro 2022. As variáveis analisadas foram a idade, índice de massa corpórea (IMC), valor de CPK 24h pós-procedimento, variação da creatinina e variação do clearance de creatinina pré e pós-operatória, técnica cirúrgica (anastômotica, enxerto ou retalho). Utilizado SPSS para análise estatística, nível de significância considerado foi de 5%.

Resultados

Total de 30 pacientes avaliados, todos do sexo masculino, média de idade de 64,86 (+/- 11,59)anos. A média de IMC foi de 28,51 (+/-4,45). Destes pacientes 70% foram submetidos a técnica com uso de enxerto, 23,3% técnica anastomótica e 6,7% com uso de retalho. Dos pacientes operados 33% evoluiram com CPK>500 UI/mL. Quando comparado o grupo de pacientes com CPK>500 UI/mL com IMC e variação da função renal, os pacientes com CPK>500 UI/mL apresentavam maiores valores de IMC (p=0,02), maior valor de creatinina no pós-operatório (p=0,007) e menor valor de clearance de creatinina (p=0,01) no pós-operatório, com significância estatística.

Conclusão

Este presente estudo mostrou que o posicionamento cirúrgico pode ter repercussões importantes no pós-operatório, sendo significativa a relação entre o aumento do CPK e o IMC elevado e o aumento de CPK e a piora da função renal pós-operatória nos pacientes submetidos a poisção de litotomia em cirurgia urológica de grande porte, enfatizando a importância de atenção ao posicionamento nos cuidados perioperatórios.

Área

Trauma / Uretra / Urologia Reconstrutora

Instituições

IAMSPE - São Paulo - Brasil

Autores

LANA FERREIRA MOREIRA, MARINA GRZYBOWSKI PARANHOS, ARTHUR MARQUES ALCARAZ, ANDRE SILVA GUIMARAES MOEDA, DANIEL CHARRET DIEGUES, WAGNER APARECIDO FRANÇA, RENATO PANHOCA, LUIS AUGUSTO SEABRA RIOS