Dados do Trabalho
Título
RESSECÇAO DE EXTENSO RABDOMIOSSARCOMA EMBRIONARIO ASSISTIDA POR ROBO
Introdução e Objetivo
O rabdomiossarcoma embrionário é uma neoplasia maligna dos tecidos moles que deriva de células musculares mesenquimais embrionárias. É o terceiro câncer sólido mais comum fora do sistema nervoso central em crianças sendo responsável por 3% de todos os cânceres infantis. Acomete o sistema urinário em cerca de 25% dos casos gerando sintomas como: dor abdominal, massa palpável, dificuldade para urinar e hematúria. O tratamento envolve a realização de quimioterapia, ressecção cirúrgica e radioterapia. Esse vídeo tem como objetivo demonstrar a viabilidade de ressecção de volumoso rabdomiossarcoma por via robótica.
Método
Trata-se de um vídeo demonstrativo de ressecção de rabdomiossarcoma embrionário em criança de 7 anos. Inicialmente realizado tratamento quimioterápico com ifofosfamida via peritoneal; com vincristina, dactinomicina e ciclofosfamida associado a intervalos de vincristina com redução da massa de 1,7 Kg para 500 gramas segundo exame tomográfico. Devido exame tomográfico pouco descritivo, optado pela realização de uma ressonância magnética de abdome para visualização mais detalhada da lesão e adequado planejamento cirúrgico. À ressonância, observado presença de rabdomiossarcoma embrionário extenso com aproximadamente 500 gramas apresentando relação com vasos ilíacos comuns.
Resultados
Realizado ressecção da massa por via robótica sendo identificada grande massa pélvica aderida aos vasos ilíacos, rechaçando bexiga e ureter esquerdo aderido por intensa reação desmoplásica, porém sem obstrução. Não foi necessário implante de cateter duplo J ou reimplante ureteral. Paciente apresentou boa evolução, alta no primeiro dia pós-operatório e com margens de ressecção livres de neoplasia.
Conclusão
O prognóstico do rabdomiossarcoma depende de fatores tais como localização do tumor, presença de metástases, tipo histológico, idade do paciente e completude da ressecção. Nesse sentido, a importância da ressecção completa é um dos quesitos fundamentais a serem alcançados visando a cura definitiva da doença, sendo factível por via robótica com recuperação pós-operatória favorável.
Área
Uro-Oncologia
Instituições
IBCR - Instituto Baiano de Cirurgia Robótica - Bahia - Brasil
Autores
HAMILTON FRANCO FILHO, NILO JORGE LEÃO BARRETO, LEONARDO MARQUES CALAZANS, NILO CÉSAR LEÃO , YZA MARIANA CONCEIÇÃO BRITO, ALEXANDRE AZEVEDO ZIOMKOWSKI, WENDEL SOUZA KRUSCHEWSKY, TIAGO UEHBE ACCIOLY LINS, RHAYSSA VASCONCELOS LEITÃO, JOÃO VICTOR MATOS BARBOSA